Leio e escrevo bem em inglês, mas falar…

Recebo inúmeros e-mails e mensagens nos quais as pessoas dizem que, em se tratando de inglês, elas conseguem ler um texto e fazer uma redação, mas não conseguem falar ou mesmo entender o que alguém diz. Geralmente, essas palavras vêm acompanhadas de duas perguntas: 1) Por que isso acontece?, 2) O que fazer para resolver o problema?

A resposta para a primeira pergunta é simples. Ela é também muito óbvia. Mas, as pessoas parecem não preceber que o problema está no que elas fazem. A situação é a seguinte: quando alguém decide aprender inglês o que ela faz é correr atrás de material para isso. Ela compra um livro com regras gramaticais e também um dicionário. Além disso, ela também acessa sites para ler textos em inglês.

Com isso tudo organizado, a pessoa passa a estudar as regras gramaticais da língua inglesa: verbo to be (am, is, are, was, were), Present Simple (-s, -ies, -es, para he, she, it), Present Continuous (acrescentar -ing ao verbo), Past Simple (acrescentar –ed aos verbos), Verbos Irregulares, Pronomes Pessoais, etc. A pessoa estuda isso religiosamente e, claro, tenta decorar tudo também. Para ter certeza de que está aprendendo a pessoa faz atividades que confirmam o aprendizado (ou não) dessas regras. Saindo-se bem, ela passo para uma regra nova ou mais rebuscada que a anterior.Não se saindo bem, ela volta a estudar aquilo que não ficou muito bem assimilado.

Para internalizar tudo (regras gramaticais e palavras novas), a pessoa escreve textos em inglês seguindo as regras que aprendeu. Há também a leitura de textos para identificar as regras na prática. Durante a leitura dos textos, a pessoa também foca no aprendizado (decoreba) de mais palavras novas. E é assim que a maioria vai “aprendendo” inglês.

Falar InglêsPerceba como nessa situação o foco está todo na aquisição da língua escrita. Isto é, a pessoa está desenvolvendo apenas suas habilidades de leitura (reading) e (writing). O resultado disso é que ela realmente será boa em ler e escrever textos. Afinal, é a isso que dedica os seus estudos.

Se servir de consolo, confesso que eu – Denilso – ao começar a aprender inglês (lá nos meus idos 13 anos de idade) também cometia esse “erro”. Eu, em relação à língua inglesa, lia e escrevia razoavelmente bem. Sentia-me, portanto, frustrado quando tentava falar em inglês com as pessoas, ou quando tentava ouvir um filme, música e seriado. Minhas habilidades para falar (speaking) e ouvir (listening) eram péssimas.

Como eu não focava meus estudos nas habilidade para falar e ouvir era natural ter dificuldades na hora de falar e ouvir ingles. Quando eu tentava eu pensava nas regras, nas palavras isoladas, na ordem das palavras nas sentenças e por aí a fora. Com o tempo percebi que precisava mudar o jeito de aprender. E foi o que fiz! E para você eu vou fazer as sugestões em forma de perguntas.Que tal começar a ler os textos em voz alta? Leia diálogo em inglês (acesse Elllo e baixe diálogos para praticar)! Os diálogo são bons porque eles procuram representar a língua falada naturalmente. Além de ler diálogos em voz alta, que tal decorar um diálogo por semana e ouvi-lo várias e várias vezes? Depois de estar com o diálogo na ponta da língua, procure repeti-lo em voz alta sem ler absolutamente nada.

Que tal ouvir uma música em inglês várias vezes até chegar ao ponto de saber a letra dela inteira e ser capaz de cantá-la junto com a versão original? Músicas têm a vantagem de ser algo que cola na memória e sempre usamos as expressões nelas numa conversa com alguém. Enfim, dá para aprender inglês ouvindo músicas. Eu tive um amigo que aprendeu inglês com músicas. Ele as ouvia enquanto trabalhava como servente de pedreiro e hoje fala inglês muito e é professor de inglês e também tradutor e intérprete de conferências. Ele começou com músicas e depois buscou aperfeiçoar mais e mais o que aprendeu.

Que tal descrever algumas situações do seu dia a dia em inglês? Quando estiver indo para o trabalho ou voltando para casa (no carro, no ônibus, no metrô, no trem, etc.) tente ir pensando em inglês as coisas que você vê e as situações que ocorrem. Isso além de ajudar no aprendizado de inglês, ajudará você a se tornar uma pessoa mais observadora e atenta. Quando em uma fila ou sala de espera, descreva as pessoas, a situação que ocorre ao seu redor. Quando estiver relaxado e conversando com seu amiguinho invisível, converse em inglês com ele (isso ajuda você a pensar em inglês).Enquanto fizer essas coisas, não pense em regras gramaticais. Ou seja, no meio dessa brincadeira nada de parar para se perguntar coisas como: Será que tenho de colocar um –ies aqui? Será que devo colocar um –ed ou se trata de um verbo irregular? E agora eu uso will ou going to para falar que isso vai acontecer? Lembre-se: o foco é usar a língua e não analisá-la.

Mas, esteja certo de uma coisa: você vai cometer erros. Simplesmente, não se esquente com isso. Os erros você vai corrigir depois quando estiver estudando a língua escrita (escrever e ler). Focar no desenvolvimento da língua falada (ouvir e falar) é diferente. As regras são outras. O jeito é outro. O estado mental é outro. Mude a sua atitude em relação aos erros!

Para ajudar mais, você pode reler o texto “Como eu me tornei fluente em inglês?” e encontrar algumas técnicas que eu usava para desenvolver minhas habilidades de listening e speaking. Leia também o texto “5 Dicas Para Perder o Medo de Falar Inglês”.

O desenvolvimento dessas habilidades – listening e speaking – é diferente do desenvolvimento das duas outras – reading e writing. Logo, mude o foco, mude a atitude e pratique o falar e o escutar em inglês se você quer realmente falar e ouvir inglês. Você deve escutar mais e falar mais (mesmo que seja sozinho)!

Com o tempo você começará a perceber que escreve, lê, fala e ouve bem em inglês. E que melhora a cada dia nas quatro habilidades. Quando menos esperar, você estará ainda mais com o inglês na ponta da língua.

That is all for today! Have a nice day and take care!

18 Comentários

  1. These are good ideas. I know that. I'll try to keep it in my mind and practice more.

  2. Nice Hint Denilson, my writing and reading are very good like you told above indeed, but in terms of speaking and listening i'm not bad but not perfect too, then with these sugestions you posted i think from this moment on i will get a better grasp about speaking and listening, thank you very much have a nice day, Gabriel Bonfim!

  3. Good tip Denilso! From now on I'll try to speak more with all my foreigner friends, thanks for having so many awesome ideas about english teaching. A person alone cannot change the world, but he or she can make the difference 🙂

  4. Realmente eu sempre fiz isso, agora escuto muito podcast qdo to no carro! Otimo post

  5. Também sinto algumas dificuldades em entender, mas sempre estou escutando uma música em inglês ou vendo uma série. Isso ajuda muito!. Por fim queria agradecer por indicar o site Elllo, é muito bom e irá ajudar bastante.

  6. Realmente uma das maiores dificuldades….Um site legal para trabalhar o listening é o lingq (http://www.lingq.com/pt/) que aborda o aprendizado justamente pela via natural, ouvindo e falando…T+

  7. The grasp comes through listening, and grasp is a thing that no one can takes away from you 😉

  8. Nossa, é isso mesmo Denilso, já estou vendo que estou passando do nível de querer tanto aprender regras, embora é importante também, e ler e reler faz "cair a ficha". Ouço BBC quase que diariamente para ir treinando o ouvido com diálogos tão rápidos, e em casa ouço muitos podcasts mais lentos. Vou começar já, a treinar a minha fala, a voz, as entonações, só precisava desse empurrãozinho para saber se estava indo no caminho certo mesmo. Vlw

  9. There are plenty of good podcasts and interesting videos in order to practice our listening skills. I have been trying out something different. I know this website TED.com, which is worldwide famous due to awesome speeches contained there. Then, I discovered there are some TED-apps for Android, and I have been watching one or two talks in the van, on my way to college, every once in a while :)Personally, I find TED useful because there are people from the most diverse ages, nationalities and traits speaking, what brings us a really nice experience in terms of getting in touch with different accents :)Guilherme

  10. Hi, Denilso! I'm a fan of your blog and I recently (last year) graduated at college. I teach English at a school here in my city (Praia Grande) and I do have this problem. I guess I can write and even listen well, but I can't talk! And I get so frustrated because of that. I already listen lots of musics in english and watch lots of series because I really like them. I'm going to follow your tips and keep practicing because I love english and I really want to speak it and give my students better classes.Thank you for this blog, it's amazing!Take care! Vanessa.

  11. Hi Denilson I'm a great fan of your amazing blog and I'm getting through here just to say that I improved a lot my English, spoken and written I had a great upgrade in either of them, thank you for your page it's amazing and full of interesting posts and also podcasts which help us a lot, plenty of good exercises i have done by your helping hands LoooL. May God bless you more and more Denilson, hugs…..Gabriel (English teacher from Bauru – SP) See ye take care.

  12. Denilso, qual a possibilidade de colocar os textos em inglês também? Assim, podemos praticar o reading e sugerir a amigos de outras nacionalidades que também estão aprendendo inglês ( esta é minha real intenção, na verdade..)Obrigada!Janaína

  13. Muito bom! Você retratou meu pensamento nesse artigo. Eu tenho um reading e um listening muito bom, mas nunca escrevo nada em inglês e não falo com ninguém também. Sendo assim essas são as áreas que mais tenho que aprimorar.
    Obrigado pelas dicas!

  14. Faço parte desse grupo de pessoas que tem na escrita e na leitura mais facilidade, do que no ouvir e no falar, que são minhas dificuldades maiores! Portanto, essa era a informação que eu precisava para botar em prática o que faltava! Agradeço por estas dicas!

  15. Hey, Jully! Keep on learning and practicing! Just one thing: don’t pretend, intend! 🙂

    Prented = fingir
    Intend = pretender, ter a intenção de

    🙂

  16. Usarei essa postagem em sala de aula para mostrar há alguns alunos o por quê devemos praticar todas as habilidades!

    Obrigado Denilso!

Botão Voltar ao topo