Aprender Inglês é para Sempre

Uma pergunta frequente que recebo aqui no site e no Facebook é sobre o tempo para se aprender inglês. As pessoas geralmente querem saber minha opinião sobre as escolas de idiomas. Em outras palavras, elas querem saber se eu recomendo uma escola com duração de 18 meses, 2 anos, 3 anos, 5 anos, 7 anos ou mais de curso de inglês. Ou seja, a melhor escola de inglês é aquela que diz ensinar inglês em tantos meses ou em tantos anos? [Leia também Quanto Tempo Deve Durar um Curso de Inglês?]

Devido a essas perguntas, fiz as seguintes perguntas no Facebook:

Por que a maioria das pessoas acha que aprender inglês é algo com início e fim? Quando elas perceberão que aprender inglês é algo contínuo, algo que se faz a cada dia ao longo da vida, algo que nunca tem fim?

Com essas perguntas o que eu pretendo mostrar é que aprender inglês é algo que acontece a vida toda. Não tem fim! Isso significa que não importa o tempo de curso que você fará na escola. O que importa é a dedicação que você terá para continuar aprendendo inglês sempre, o compromisso que você assumirá com você mesmo em relação ao aprendizado de inglês. [Leia também Quanto Tempo Leva Para Ser Fluente em Inglês?

Conheço pessoas que estudaram durante anos em uma escola de idiomas. Eles fizeram o curso do início ao fim (5 anos de curso). Quando se “formaram” deram graças a Deus por ter acabado. Hoje em dia, quando reencontro muitas dessas pessoas, tento bater um papo com elas em inglês. Curiosamente, elas se esquivam dizendo, “o que eu aprendi já esqueci há muito tempo”. E acrescentam, “como nunca mais pratiquei, esqueci tudo mesmo; nem adianta querer conversar em inglês comigo”. Essas palavras costumam vir acompanhada de um sorriso acanhado, desconfortável.

Portanto, perceba que aprender inglês é algo contínuo. Tem hora para começar, mas não tem hora para acabar. Você pode ter começado a estudar inglês anos atrás, meses atrás, semanas atrás ou mesmo dias atrás; contudo, não poderá dizer que terminará em alguns anos. Isso é impossível! Afinal, a língua inglesa é uma língua viva e, portanto, você deve estudá-la (aprender algo novo) a cada dia.

Moral disso tudo, você pode fazer um curso de inglês em 18 meses, 2 anos, 3 anos, 5 anos, 7 anos ou mais; no entanto, você nunca deixará de aprender inglês. O curso de inglês na escola que você estuda pode acabar, mas o aprendizado continuará para sempre. Se você não praticar, esquecerá tudo. Se você não se dedicar a aprender coisas novas, esquecerá tudo. Se você não melhorar as suas habilidades (listening, speaking, reading, writing), esquecerá tudo.

Em resumo, não importa a escola, não importa o tempo de duração do curso nessa escola. O que realmente importa é que você se dedique e entenda que em relação à língua inglesa você deverá continuar estudando (aprendendo) até o fim da sua vida.

Portanto, boa sorte no seu aprendizado. Dedique-se! Esforce-se! Anime-se! O dia que você decidir parar de estudar (aprender, desenvolver-se), será o dia no qual começará a esquecer tudo o que aprendeu. Para ajudar você a continuar aprendendo constantemente, leia as dicas abaixo:

4 Comentários

  1. É como nossa própria língua. Estamos sempre aprendendo coisas novas. Expressões, gírias, etc… O enriquecimento é grande durante nossa vida mas nem percebemos.É um ritmo a ser seguido com qualquer outra língua.

  2. Hoje pela manhã estava falando com uma nova funcionaria aqui no trabalho que fez 7 anos em uma escola de idiomas local(prefiro não cita nome).O interessante é que ela que disse que já esqueceu quase tudo que aprendeu. Dai eu fico me pergutando,é complicado que muitas pessoas gastem rios de dinheiros com cursos de inglês que anos mais tardes não irão aproveitar.Ou seja, todo aquele esforço, trabalho e gasto vai ser tudo jogado fora, como você disse no artigo acima, apartir do momento que a pessoa decidir para de estudar (aprender, crescer, aumentar seus conhecimentos no idioma).Essa é de fato uma grande lição que todos nós estudantes de inglês devemos ter em mente. Inglês é para sempre.Ótimo artigo Denilso, abraço! 😉

  3. Excelente post, Denilso. Eu penso dessa forma também. É impressionante sua habilidade em escrever; linguagem clara. Tenho de dizer, é muito bom ler o que você escreve.Take Care!

Botão Voltar ao topo