Gramática: O Superlativo em Inglês

Para quem não lembra nem mesmo em português o que exatamente é o superlativo, vai aí uma dica para ajudar a clarear as ideias: quando queremos dizer que algo ou alguém é mais que todos os outros costumamos fazer uso de palavras que demonstram isso. Por exemplo:

  • Rafael é o garoto mais alto do grupo.
  • Patrícia era a menina mais magra na festa.
  • Luana é a mulher mais linda da escola.
  • Porto Velho é uma das cidades mais quentes do Brasil.
  • Esse carro é o pior de todos.

Veja que nas sentenças acima, a intenção é dizer que alguém ou algo é mais que os outros. Esse tipo de construção gramatical é conhecido como Grau Superlativo dos Adjetivos; em inglês, Superlative Degree of Adjectives. A palavra “superlativo” vem do latim e seu significado nos lembra “SUPERior”; portanto, veja que se trata de algo ou alguém que está realmente acima dos demais.

Dito tudo isso, vamos agora ver como é esse tal de superlativo em inglês. Em minha opinião, o modo mais fácil de aprender isso é aprendendo tudo como se fosse palavras novas a serem inseridas em seu vocabulário. Ou seja, se você quer dizer “o mais magro” em inglês, basta lembrar que é “the thinnest”. Caso queira dizer “a mais gorda”, aprenda a palavra “the fattest”.

Se você aprender a dizer isso como se fosse palavras novas (ao invés de regras a serem decoradas de modo mecânico), ficará muito mais fácil e simples. Isso porque você não precisará ficar pensando em regrinhas chatas e sem muito sentido ao falar inglês. Veja outros exemplos:

the biggest (o maior), the slowest (o mais lento), the darkest (o mais escuro), the tallest (o mais alto), the shortest (o mais curto, o mais baixo), the smallest (o menor), the best (o melhor), the worst (o pior), the longest (o mais longo, o mais comprido), the brightest (o mais brilhante), the hottest (o mais quente), the coldest (o mais frio), etc.

Já com outras palavras a situação poderá ser mais fácil, pois para elas você só precisa usar a sequência “the most…”:

    the most beautiful (a mais bonita), the most interesting (o mais interessante), the most annoying (o mais irritante), the most handsome (o mais bonito), the most intriguing (o mais intrigante), the most fantastic (o mais fantástico), the most amazing (o mais impressionante), etc.

Aprender a dizer essas coisas como palavras novas, simplesmente ajudará você a se expressar mais rápido em inglês. Isso por que você não terá de processar as regras mentalmente ao ter de falar inglês com alguém. Muita gente, acha isso estranho, pois para ela as coisas só fazem sentido se tiver regras. No entanto, quando resolvem aprender assim, percebem como isso se trata de uma grande verdade. Ou seja, aprender como palavras e muito melhor do que decorar regras. Caso você queira aprender as regras para a formação do Superlativo em Inglês, clique aqui.

Para encerrar a dica de hoje, veja abaixo como as sentenças usadas no início são ditas em inglês:

  • Rafael is the tallest boy in the group.
  • Patrícia was the thinnest girl in the party.
  • Luana is the most beautiful girl in school.
  • Porto Velho is one of the hottest cities in Brazil.
  • This car is the worst of all.

That’s it for now! Take care!

9 Comentários

  1. Denilso, gostaria de ouvir a sua opinião sobre um macete que eu ouvi certa vez, que quando a palavra é curta, GERALMENTE, é como no primeiro caso (tallest, biggest, etc), senão é com o most.Eu sei que tu não gosta muito desses métodos, mas acha que dá para confiar neste macete? (nem que seja pra ajudar a lembrar? 😉

  2. Denilso,Please!!! I do need your help. I have 3 questions using superlative and comparative forms.1st Which vegetable is THE HEALTHIEST : carrots, onions or potatoes? 2ndWhich sports do you enjoy MOST: soccer, tennis or volleyball?3rdWhich animal do you like MORE, cats or dogs? I've used capital letter to show you my doubts.Tell me if i'm wrong or not. Questions 1 and 2, I am using superlative because I have more than 2 opions there.The 3rd question, I'm using more because it's a comparative between 2 animals.Could you give me an explanation about them?thanks a lot and I really love your blog!!cheers,Vanessa

  3. boa noite Denilson,

    POrque usou o "is" na frase Rafael.. e "was" na frase Patricia..
    o "é" não indica o mesmo tempo? hheehehe dá um help nesse "tilt" que deu agora na cabeça hehe
    o blog é perfeito! parabens! sua didática é ótima! tnx!

Botão Voltar ao topo