Quando usar PERHAPS ou MAYBE?

PERHAPS ou MAYBE? As duas significam TALVEZ. Mas, qual a diferença entre elas? Quando usar uma outra outra? Como saber se em um texto você deve usar PERHAPS ou MAYBE? Continue lendo esta dica pois você vai aprender a usar corretamente cada uma dessas palavrinhas.

As palavras PERHAPS e MAYBE, como você bem deve saber, possuem o mesmo significado e, aparentemente, o mesmo uso. Portanto, saber quando usar uma ou outra é uma dúvida mais do que frequente entre estudantes de inglês. Até mesmo estudantes de nível avançado costumam se enrolar com elas.

No entanto, não há necessidade para se enrolar. Afinal, a diferença entre usar PERHAPS ou MAYBE simplesmente não existe. Os dicionários de língua inglesa costumam informar que ambas podem ser usadas aleatoriamente. Ou seja, você pode simplesmente usar uma ou outra PERHAPS ou MAYBE em um texto e nada ficará diferente.

Quando usar PERHAPS OU MAYBE?O que os dicionários dizem é verdadeiro, mas por alguma razão desconhecida (talvez por questão de gosto e estilo), algumas pessoas dizem que a diferença entre elas está no grau de formalidade. Assim, esse pessoal afirma que  PERHAPS é tido como uma palavra mais formal. Logo, deverá aparecer em contextos e situações mais sérias (palestras, artigos, teses, etc.). Por outro lado, a palavra MAYBE é mais informal e, portanto, é a palavra a ser usada ao falar com seus amigos e amigas em ambientes mais descontraídos.

Há ainda outros que ressaltam o fato de que PERHAPS é mais usado no inglês britânico e MAYBE, no americano. Enfim cada um tenta dar uma justificativa para a existência das duas palavras. E nós – aprendizes de inglês como língua estrangeira – ficamos no meio disso tudo.

O que se sabe mesmo com certeza hoje em dia é que MAYBE é o termo mais usado em praticamente todas as situações. Isso significa que muitos falantes de inglês (sejam americanos, britânicos, canadenses, escoceses, irlandeses, australianos, etc.) não ficarão incomodados se você usar MAYBE ao conversar com eles. Pois, trata-se do termo que eles usam a maior parte do tempo. Se você usar PERHAPS também não terá problemas; afinal, as pessoas entenderão o que você quer dizer.

That’s it, guys! Nada de muito estressante em relação a elas, não é mesmo? Você pode usar ou PERHAPS ou MAYBE e tudo vai dar na mesma. Espero que tenha gostado de saber sobre isso. Até a próxima!

2 Comentários

  1. Oi Denilso parece que você é meio bruxo ou tem bola de cristal porque "advinha" todas as nossas duvidas pensamos e você posta, hahah eu quero comprar os ebooks vou depositar e enviar os comprovantes e quero ainda mais os livros autografados uhuuuu smackeroo

  2. Denilso obrigaduuuuu…Era isso que eu estava pensando, que o 'perhaps' deveria ser algo mais formal, como dizemos na língua portuguesa, uma 'forma culta' de falar. Como tinha dito a você no face, tenho notado que estão voltando a usar o 'perhaps' com mais frequência, coisa que há muito tempo eu não percebia.é difícil ver na tv, cinema etc as pessoas falando com tanta formalidade. Acho lindo voltarem a se preocupar com a formalidade na hora de falar.Amei o 'perhaps' estar voltando à moda com os americanos nos seriados de TV!!!!Obrigadu!!!

Botão Voltar ao topo