Inglês Básico para Escoteiros

Guardo boas recordações do tempo em que fui escoteiro. Confesso que só aprendi coisas boas enquanto estava no movimento. Aprendizado que mantenho em mente até os dias de hoje; afinal, uma vez escoteiro, sempre escoteiro. Como uma forma de homenagear esse movimento que ajudou na formação do meu caráter e a incutir em mim o espírito de cidadania e patriotismo, decidi hoje escrever sobre a promessa, a lei, a saudação e o lema dos escoteiros em inglês. Assim, os escoteiros que leem este site já vão aprendendo algo.

Para começar, anote aí que escoteiro em inglês é ‘boy scout‘. Já uma ‘escoteira‘ pode ser chamada de ‘girl scout‘ ou ‘girl guide‘.

No uniforme escoteiro uma peça que chama muito a atenção é o lenço escoteiro, aquele que está sempre em volta do pescoço e muita gente chama de gravatinha. Em inglês, o lenço escoteiro é chamado de ‘neckerchief‘.

Inglês Básico para EscoteiroNo mundo escoteiro temos um lema (motto, em inglês). No Brasil esse lema é “Sempre Alerta“, em inglês o lema é “Be Prepared” (literalmente ‘Esteja Preparado‘). O legal do lema em inglês é que suas iniciais – BP – são também as iniciais do  fundador do escotismo: Baden-Powell.

Para ser um escoteiro de verdade e ter com muito orgulho o Distintivo de Promessa é preciso que você faça um juramento. Esse juramento é conhecido como  The Scout’s Oath em inglês (versão americana), e ele é assim:

On my honor I will do my best
To do my duty to God and my country
and to obey the Scout Law;
To help other people at all times;
To keep myself physically strong, mentally awake, and morally straight.

Como você vê na última linha de The Scout’s Oath existe uma Scout Law (Lei Escoteira) que é:

A Scout is Trustworthy (tem uma só palavra, é confiável).
A Scout is Loyal (leal).
A Scout is Helpful (sempre alerta para ajudar o próximo e pratica boas ações).
A Scout is Friendly (amigo de todos e irmão dos demais escoteiros).
A Scout is Courteous (cortês).
A Scout is Kind (bom para os animais e plantas).
A Scout is Obedient (obediente e disciplinado).
A Scout is Cheerful (alegre e sorri nas dificuldades).
A Scout is Thrifty (econômico e respeita o bem alheio).
A Scout is Clean (limpo de corpo e alma).
A Scout is Reverent (respeita princípios e diferenças religiosas).No Brasil a Lei Escoteira tem apenas dez itens. Isso pode variar de país para país. É por isso que acima não há apenas dez.

Para encerrar, acho que está faltando apenas dizer que o ‘aperto de mão escoteiro‘ é ‘scout’s handshake‘ e que os escoteiros tem um slogan que é ‘do a good turn daily‘ (fazer uma boa ação diariamente). Be prepared!

Ficou interessado em saber mais sobre o Escotismo? Então visite os sites abaixo:

2 Comentários

  1. Ótima ideias a sua de praticar um boa ação diariamente passando o que sabe sobre inglês, é muito bom ver esta ações na internet, entre nós as leis do escoteiro em inglês é bem mais fácil de guardar, rsrs.
    48º G, E. Uirapuru Santa Bárbara D´Oeste/SP

Botão Voltar ao topo