O que é Pecha Kucha?

Você por um acaso já ouviu falar em Pecha Kucha? Tem alguma ideia do que seja isso? Já ouviu alguém falando a respeito? Já foi convidado para uma Pecha Kucha Night? Tem ideia do que a figura aí ao lado tem a ver com esse assunto? Como será que se pronuncia isso? As respostas a essa pergunta encontram-se ao longo dessa dica.

Pecha Kucha é um termo japonês e equivale a ‘chit chat‘ em inglês. Ou seja, ‘bate papo‘, ‘conversa informal‘ em português. A pronúncia é estranha, mas você conseguirá fazê-la se aprender as partes. Assim, repita cada ‘sílaba‘ por vez : tchaktcha. Lembrando que o ‘tch‘ é o ‘tch‘ do gaúcho quando diz ‘tchê‘. Pratique aí! Não desista! Se quiser uma ajuda, tem um vídeo no Youtube que ensina a pronúncia de ‘pecha kucha. Agora que você sabe a origem e a pronúncia de ‘pecha kucha‘ tem de saber o que é isso.

Pois bem! ‘Pecha Kucha‘ é um tipo de apresentação feita em powerpoint na qual o apresentador só pode usar 20 slides e cada slide só pode ser exibido durante 20 segundos. Essa é a explicação para eu ter usado a figura que ilustra a dica de hoje. Outra coisa interessante é que a transição de um slide para o outro é automática; ou seja, o apresentador tem de falar sobre cada slide por apenas 20 segundos. Ele não pode intervir de forma alguma na transição dos slides. O tempo total que cada apresentador tem para demonstrar suas ideias em uma Pecha Kucha é de apenas 6 minutos e 40 segundos. Afinal, 20 slides em 20 segundos dá exatamente 6min 40seg.

Uma Pecha Kucha Night nada mais é do que uma noite na qual as pessoas se encontram em um local para fazer apresentações nesse formato. Inicialmente, Pecha Kucha Nights eram eventos nos quais designers se reuniam para apresentar suas ideias (por mais estranhas que fossem), estabelecer o networking e se divertirem. Hoje em dia, Pecha Kucha Nights são eventos que envolvem pessoas de todas as áreas profissionais. Podem ser até mesmo amigos que se reúnem depois de algum tempo, por exemplo, para contar aos outros o que aconteceu durante certo período.

Por exemplo, você pode organizar uma Pecha Kucha Night com o tema Férias. Convide seus amigos, prepare os comes e bebes, ligo os equipamentos necessários e, então, cada participante terá de falar sobre suas férias em formato Pecha Kucha. Acredite! É muito divertida! No seu trabalho, você pode convidar o pessoal do seu departamento para apresentar os projetos para 2011 ou falar sobre os resultados de 2010. Enfim, você pode fazer sobre o que bem quiser; no entanto, a regra de 20×20 deverá ser respeitada.

Professores e estudantes de inglês podem fazer apresentações com temas específicos: falar sobre família, planos futuros, a cidade ou região em que mora, profissão, meio ambiente, etc) e mostrá-las em uma Pecha Kucha Night na escola ou outro local de interesse comum. O objetivo será o de se divertir e falar sobre o tema escolhido em inglês. Não há a intenção de corrigir os apresentadores, comentar as apresentações, apontar erros e falhas, avaliar a desenvoltura, etc. Nada disso! O objetivo é a diversão e deixar o cérebro à vontade para pensar inglês da forma que quiser. Uma ideia interessante para desenvolver a fluência e outras habilidade relacionadas à fluência oral.

Agora sim! A próxima vez que você ouvir falar em Pecha Kucha /pê – tchak – tcha/, já saberá sobre o que se trata. See ya! Take care!

2 Comentários

  1. Dica de pronuncia… que fofo :)http://www.youtube.com/watch?v=gdghID66kLs

Botão Voltar ao topo