O que significa a expressão “alien concept”?

O leitor Rafael Cordeiro ouviu a expressão “alien concept” enquanto assistia a um filme. Eles gostou da expressão é enviou um email pedindo para que eu falasse mais sobre ela aqui no blog. Então, aproveitei a sugestão dele para escrever a dica de hoje. Caso você tenha aprendido uma expressão curiosa e interessante recentemente, mande-a aqui para o blog que eu escrevo mais sobre ela. Que tal?

Pois bem! A expressão “alien concept” se traduzida ao pé da letra significa “conceito alienígena“; no entanto, nós não falamos isso em português. Ou seja, imagine-se falando a alguém que algo é um conceito alienígena. Muito estranho, não é mesmo?Para evitar confusões, anote aí que “alien concept” é uma expressão usada quando queremos falar sobre uma nova ideia. Isso mesmo! Algo uma teoria, um conceito, uma ideia, etc., que seja totalmente nova para você pode ser definida como um “alien concept“.

Assim, quando alguém expuser uma ideia para você sobre a qual você nunca ouviu dizer e não tem muito conhecimento a respeito, você poderá dizer coisas como “Ok, I see! But this is an alien concept to me” (Tudo bem, eu entendo! Mas isso é algo totalmente novo para mim). Simples, não é?

An alien concept” pode ser usado ainda quando nos referimos a fazer algo ou agir de uma que foge do padrão, que não é o costume das pessoas, do local, etc. Por exemplo, ao dizer “telling the truth is an alien concept to Maria” significa que a Maria é uma pessoa que mente muito, mas agora ela pode estar mudando. Logo, “contar a verdade é uma coisa nova pra Maria“, contar a verdade não é algo comum para ela, mas ela está se esforçando. Veja outros exemplos:

  • Going there on a Sunday is an alien concept to me, you know. (Ir lá em um domingo é algo totalmente novo para mim, sabia?)
  • Customer service is an alien concept here. (Serviço de atendimento ao cliente é uma ideia nova por aqui.)
  • Free parking is an alien concept here too. (Estacionamento gratuito é uma coisa nova por aqui também.)
  • For those of you to whom this is an alien concept, here are some suggestions and explanations. (Para as pessoas às quais isso seja algo totalmente novo, aí vão algumas sugestões e explicações.)
  • Honesty seems to be an alien concept in that family. (A honestidade parece ser uma coisa inexistente naquela família.)

Como você pode ver nos exemplos, trata-se de uma expressão interessante. Portanto, anote-a em seu caderno de vocabulário, crie exemplos e use-a sempre que tiver oportunidades. Assim o seu inglês melhorando cada vez mais.

3 Comentários

Botão Voltar ao topo