Como é que se diz ‘tró-ló-ló’ em inglês?

A Rede Bandeirantes realizou mais um political debate [debate político] entre os presidenciáveis José Serra e Dilma Rousseff. Para muitos foi um debate acalorado: trocas de acusações, desvio de perguntas, isso e aquilo. Deixando as preferências políticas de lado, foi dito em determinado momento a palavra “tró-ló-ló“.

Para quem não sabe, tró-ló-ló é sinônimo de ‘conversa fiada‘, ‘lero-lero‘, ‘conversa pra boi dormir‘, ‘conversa mole‘, ‘conversa vã‘, ‘papo-furado‘, ‘palavrório‘. Ou seja, quem fica de tró-ló-ló, fica de conversa fiada, conversa vã, conversa inútil, etc.

Em inglês, esse tró-ló-ló é conhecido como ‘idle talk‘ ou ‘foolish talk‘:

  • We can never beat inflation through idle talk. [A gente nunca vai conseguir acabar com a inflação se ficarmos de tró-ló-ló|conversa fiada|lero-lero.]
  • All this foolish talk won’t take us very far. [Todo esse tró-ló-ló|lero-lero não vai nos levar muito longe.]

Outras palavras que expressam a mesma ideia são: ‘babble‘, ‘munkie talk‘, ‘bullshit‘ [essa é mais um palavrão; logo, cuidado!]:

  • Dammit, will you just stop that babble? [Cacete, dá pra você parar com esse papo-furado|tró-ló-ló?]
  • He just gave me that bullshit again! [Ele me veio com aquele tró-ló-ló de novo!]
  • Come on! This is all munkie talk! [Qualé! Isso é tudo conversa pra boi dormir!]

Tenho certeza que você encontrará outra expressões ou gírias para se referir a uma conversar furada, uma enrolação… Até lá, saiba que as que você acabou de ver acima, já resolvem o problema caso tenha de falar sobre tró-ló-lós em inglês.

Para encerrar, tenho de dizer que optei aqui pela forma tró-ló-ló, pois é assim que o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa [5ª Edição] e o Novo Houaiss registram a palavra. O Dicionário Aurélio registra trololó. Assim, como para mim o Vocabulário Ortográfico é quem dá a última palavra, optei por tró-ló-ló. That’s all for today! take care!

4 Comentários

  1. Oi, Denilso.Trazendo lá do outro post.A coleção New Headway é a britânica e, até onde me lembro, é de 2003. Vi que a coleção tem os livros, mais livros de exercícios e cds. Só não sei se todos os volumes vem com o livro do professor, tenho que ver. Você acha que posso usar este material?Abraço

  2. Ah, aproveitando a pergunta. Tem alguma coleção de livros que você recomenda?Grande abraço.

  3. Quando li o título pensei que se tratava daquele vídeo do Youtube muito visto. Denilso de Lima também é cultura.

Botão Voltar ao topo