O que significa a expressão ‘rock on’?

Dias atrás me perguntaram o significado da expressão ‘rock on‘ na sentença ‘Rock on my strong Brazilian brother‘. Isso porque o leitor do blog parece ter recebido um email ou mensagem na qual tais palavras se faziam presentes. Portanto, decidi compatilhar aqui com todos o que ‘rock on‘ quer dizer e outras curiosidades.

Veja a figura que ilustra esse post. Esse gesto aí é conhecido como ‘rock on‘ entre outros vários nomes. Agora me diz uma coisa: que grupo de pessoas costuma fazer esse gesto? Se você respondeu ‘rockeiros‘, acertou. Portanto, anote aí que ‘rock on‘ é uma expressão muito usada por fãs de rock e é uma forma de cumprimento, despedida ou apenas para dizer que algo é legal. No início de um show de rock o sinal ‘rock on‘ é usado para desejar boa sorte à banda e um bom espetáculo a todos.

Quando alguém diz ‘rock on, dude‘ a expressão pode ser interpretada como ‘valeu, meu‘, ‘até mais, brother‘, ‘isso aí, meu‘, etc. Portanto, a expressão ‘rock on my strong Brazilian brother‘ significa algo como ‘valeu, meu grande brother brasileiro‘. Se bem que o significado dependerá do contexto.

Sobre o gesto tenho a dizer que ele tem vários significados dependendo do país. Em algumas, a pessoa ao ver um gato preto ou um carro funérário faz o gesto como uma forma de afastar o mal agouro [má sorte]. Aliás, na maioria das culturas onde o gesto é feito a ideia é justamente a de espantar o mal. Algumas pessoas o associam ao satanismo, porém em temos históricos e culturais o gesto tem o significado de espantar o mal e não associar-se a ele.

No rock, reza a lenda que o sinal ‘rock on‘ foi introduzido pelo roqueiro Ronnie James Dio [que faleceu em maio de 2010]. Quando ele se juntou à banda Black Sabbath em 1979. Ozzy Osbourne, o então vocalista da banda, fazia o sinal de paz e amor. Ronnie, ao assumir o lugar de Ozzy como vocalista da banda, queria um gesto diferente e então começou a fazer o gesto que a vó dele fazia como uma forma de afastar o mau-olhado. Não deu outra! A moda pegou e junto com ela a frase ‘rock on‘.

Para encerrar, é curioso saber que o gesto ‘rock on‘ é muito parecido com o gesto para ‘I love you‘ na linguagem de sinais nos Estados Unidos. A diferença está apenas na posição do polegar [veja a foto aí ao lado]. Dizem que os desenhistas da capa do disco ‘Yellow Submarine’, dos Beattles, fizeram o John Lennon mostrando o rock on sign quando na verdade deveria ter sido o ILY sign. Mistérios que envolvem a banda até hoje! Go figure!

É isso! Lá se vai mais uma nota cultural curiosa para todos. Seja você fã de rock ou não! Encerro o post dizendo: rock on, man!

5 Comentários

  1. Oi Denilson!Primeira vez no blog e já me cadastrei para receber tuas dicas excelentes.Por gentileza, podes dizer o que significa a expressão: Tumblr Day.Obrigada!Abraços

  2. Xiiii Denilso…Esse negócio de gestos com as mãos são bem complicados… se vc fizer esse aí da foto, algumas pessoas podem achar que vc está o chamando de chifrudo (!)

Botão Voltar ao topo