ELT World: Os Profissionais da Área

Recentemente dei uma ‘entrevista‘ para o jornal ‘A Gazeta do Povo‘, o maior aqui do Paraná, falando sobre metodologias de ensino de inglês. Foi após a entrevista que resolvi escrever alguns posts sobre a terminologia [vocabulário, jargão] que nós usamos na área de ELT. Assim muita gente poderá começar a ver esta nossa profissão de um modo mais sério e não apenas como simples ‘professorzinhos de inglês‘.
Para começar a sigla que usei no título e no parágrafo acima – ELT – refere-se a English Language Teaching [ou, Ensino da Língua Inglesa]. Portanto, geralmente falamos sobre ELT World [Mundo de Ensino da Língua Inglesa], que abrange todos os aspectos da nossa profissão: ensino, aquisição, métodos, abordagens, etc.

Aqueles que trabalham na área são conhecidos como ELT Professionals [Profissionais em Ensino de Língua Inglesa]. Qualquer pessoa que trabalha de modo sério e dedicado na área de ensino de inglês é um ELT Professional. Pode ser um professor, um coordenador pedagógico, um pesquisador ou escritor… Enfim, se a pessoa está envolvida PROFISSONALMENTE na área, ela é um ELT Professional.

Às vezes encontramos alguém que diz ser um ELT Consultant. Este é o profissional que presta consultoria às escolas, empresas, entidades governamentais, etc. Ele é o sujeito que indica livros didáticos e paradidáticos levando em conta a necessidade apresentada pelo grupo. Ele também costuma dar workshops [sessões de treinamento] sobre os livros que oferece e, às vezes, sobre algumas técnicas de ensino para crianças, adolescentes e adultos [geralmente, voltadas para o livro que ele apresentou]. A definição pode ser simples, mas o trabalho é muito importante!

No ELT World encontramos ainda um profissional conhecido como Teacher Trainer. Este é o sujeito que dá cursos de desenvolvimento profissional para professores de inglês. Geralmente, ele fala sobre sobre metodologias e abordagens de ensino, técnicas de como ensinar as habilidades [listening, speaking, reading, writing] ou itens linguísticos [gramática e vocabulário], fala sobre teorias de ensino, o desenvolvimento da língua, aquisição linguística, o cérebro na aprendizagem, conceitos pedagógicos, etc. O Teacher Trainer costuma dar palestras, mini-cursos, workshops, cursos de desenvolvimento profissional em eventos para professores, faculdades, escolas de idiomas, secretarias governamentais, etc. Ele pode ser ou não um ELT Author, ou seja, escritor de livros na área de ELT.

Tanto o Teacher Trainer quanto o ELT Consultant são ELT Professionals. Ah sim! Para mim [e acho que muitos concordarão] O English Language Teacher [Professor de Inglês] é também um ELT Professional, desde que leve a profissão a sério. Ou seja, se for um daqueles que dá aulas apenas por bico então não é ELT Professional; afinal, não tem comprometimento com a profissão [infelizmente, destes o Brasil está cheio!].

Assim, você começa a ver que há dentro do ELT World uma espécie de carreira a ser seguida. A pessoa pode começar como professor de inglês. Com o tempo, ela vai se aperfeiçoando, trocando ideias com outros professores, dando dicas aqui e ali, etc. Assim, um dia poderá ser um Teacher Trainer, um pesquisador sobre temas voltados para o ELT World, etc.

O dia que a maioria das pessoas começar a perceber isto no Brasil o Ensino de Língua Inglesa por aqui poderá mudar para muito melhor. Poderemos então ter um ensino de inglês com qualidade e que satisfaça as necessidades da sociedade em geral. Um dia isto muda!

4 Comentários

  1. Olá Denilso! Concordo plenamente com vc. Está sendo muito bom seguir o seu blog. Legal conhecer pessoas que levam o ELT world a sério como vc o faz. xx

  2. Gostei do Post. Seria também interessante você explicar os termos ESL, TEFL e TESOL. Fica a dica!

  3. Olá Denilso,Adorei o post. Nós que trabalhamos nessa área temos a fama de professorzinhos de Inglês e a coisa não é bem por aí.Obrigada por dar "nome aos bois" e nos ajudar a valorizar cada vez mais a profissão.

  4. eu sou professora há um pouco mais de um ano, e ainda não descobri uma técnica eficaz para o ensino de idiomas, então não seria uma boa você dar algumas dicas de técnicas de ensino em seu blog para nós professores de primeira viagem?Beijos.

Botão Voltar ao topo