Vocabulário Específico: Meio Ambiente

Hoje mais de 7500 blogs no mundo estão unidos no que é conhecido como ‘Blog Action Day‘, evento anual que ocorre todo dia 15 de outubro e no qual os participantes devem escrever sobre um assunto específico. Este ano o tema escolhido foi Climate Change [Mudança Climática], algo que afeta o planeta como um todo. Portanto, devemos sim pensar a respeito.

Cada blog escreve sobre o assunto da forma que mais condiz com o tema central do seu blog. Como aqui no ‘Inglês na Ponta da Língua‘ o tema é língua inglesa, vou aproveitar para ensinar algumas palavras, collocations e expressões que tenham a ver com o environment [meio ambiente] e, claro, ‘climate change‘ [mudança climática].

Já que ‘environment‘ é a palavra central, por que não escrever alguns collocations com ela? Então, anote aí que em termos de adjetivos usados junto com esta palavra temos ‘world environment‘, ‘global environment‘ para falarmos do ‘ meio ambiente global‘. Isto porque também tem ‘local environment‘ que é ‘meio ambiente local‘. Tirando os adjetivos entram em cena os verbos:

  • save the environmentsalvar o meio ambiente
  • protect the environment proteger o meio ambiente
  • preserve the environment preservar o meio ambiente
  • improve the environment melhorar o meio ambiente
  • have an impact on the environmentter/causar um impacto no meio ambiente
  • damage the environmentprejudicar o meio ambiente
  • harm the environmentser prejudicial ao meio ambiente
  • pollute the environmentpoluir o meio ambente
  • threaten the environmentameaçar o meio ambiente

Além de palavras com ‘environment‘ temos que falar também de outras palavras. Logo tenho de incluir ‘greenhouse effect‘ [efeito estufa], ‘greenhouse gases‘ [gases que causam o efeito estufa], ‘greenhouse gases emission‘ [emissão de gases que causam o efeito estufa].

Acabei de lembrar que tem também ‘global warming‘ [aquecimento global]. Falando nisto você sabe quais são alguns dos 100 efeitos que o ‘global warming‘ pode causar ao planet Earth [planeta Terra]? Caso queira conferir dê uma lida no texto ‘The Top 100 Effects of Global Warming‘. Vale a pena para ampliar seu vocabulário em inglês.

E lá no começo do post eu citei ‘climate change‘ [mudança climática]. Este negócio tem deixado muita gente louca! Afinal, ninguém mais entende o clima maluco do mundo.O pessoal da Scientific American publicou um texto falando sobre 10 Solutions for Climate Change. Dê uma lida no texto e veja se você pode ajudar de alguma forma.

Para encerrar saiba que hoje é o Blog Actin Day na internet, mas semana que vem – dia 24 de outubro – será o International Day of Climate Action, organizado pelo 350.org. Visitem o site e descubram o que as pessoas pretendem fazer neste dia em prol do global environment. Pelo menos alguma coisa em inglês você vai aprender. Afinal, envolver-se com a língua é isto.

See you! Have a wonderful day!

2 Comentários

  1. Whoaaa man! You rocked ! I'll definitely share this! Awesome! Thank you dearly!

  2. Let´s not forget the new word – to be a TREE HUGEGR, meaning the people who "love" the environment,or slang, sometimes derogatory, for environmentalists. And to "GO GREEN", meaning you change your behavior in order to save the planet.XOXO

Botão Voltar ao topo