Sobre Como Melhorar o Listening em Inglês

Já escrevi inúmeras dicas sobre como melhorar o listening em inglês aqui no Inglês na Ponta da Língua. Mas, esse é um daqueles assuntos que sempre há algo mais a ser dito. Afinal,ouvir inglês é um fantasma que assusta muitos estudantes de inglês.

Se você faz uma das perguntas abaixo, esta dica poderá te ajudar.

  • Como melhorar o listening?
  • Que material usar para desenvolver o listening?
  • O que faço para entender o que ouço em inglês?

Vamos por partes!

1. Como melhorar o listening?

Melhorar o Listening em InglêsA principal coisa a se fazer é praticar. Você já deve ter lido isso em 2.380.879 sites. Sinto muito por repetir isso. O que posso dizer é que a prática leva à perfeição; portanto, pratique.

Ok! Mas, como praticar o listening?

A resposta é simples e boba: ouça inglês. Deixe-me melhorar a resposta: foque também na habilidade de listening.

Um dos grandes problemas de quem estuda inglês é acreditar que a habilidade de listening é algo que será desenvolvido de forma milagrosa, mágica, com o tempo. Assim, as pessoas se dedicam muito mais ao escrever (writing), ler (reading), aumentar o vocabulário (aprender palavrinhas soltas) e decorar regras gramaticais (grammar). Elas criam o hábito de deixar as habilidades de speaking e listening de fora.

A de speaking (falar) é colocada em último lugar, pois as pessoas têm medo de falar inglês, medo de errar, medo de serem julgadas por quem sabe mais. Já o listening (ouvir) é deixado de lado pelo simples fato das pessoas não estarem acostumadas a ouvir os sons da língua inglesa. Acabam achando que os falantes nativos falam muito rápido, falam enrolado, falam misturando tudo etc.

[Assista ao vídeo: 5 Dicas Para Desenvolver a Fala em Inglês]

Essa é a triste realidade da maioria dos estudantes de inglês: achar que listening e speaking são dois monstros difíceis de serem domados; então, o melhor é deixa-los para depois.

Essas duas habilidades devem ser praticadas exaustivamente. Da mesma maneira como você tenta decorar 100 palavras por dia e faz 200 atividades de gramática por semana. Em outras palavras, você deve sempre tirar um tempinho para ouvir inglês e desenvolver estratégias que ajudarão você a melhorar cada vez mais.

2. Que material usar para melhorar o listening?

Se você que mesmo melhorar seu listening, estude a pronúncia do inglês. Invista em livros (materiais) voltados para a pronúncia.

Quando digo isso, as pessoas acham estranho. Afinal, para elas, pronúncia tem a ver com speaking e não com listening. Então, como é que se pode melhorar o listening estudando pronúncia?

Aprender a pronúncia da língua inglesa ajuda você a reconhecer os sons da língua inglesa. Não só os sons isolados, mas também os modos como um som (ou palavra) se junta a outro (gonna, wanna, trynna, woulda, coulda, kinda, sorta etc.). Além disso, você aprende também a reconhecer a entonação no inglês falado (rising, falling, fall-rise etc.).

Dedique-se ao estudo da pronúncia com o objetivo de apurar os seus ouvidos. Os especialistas na área de ensino de inglês, o principal central do ensino/aprendizado de pronúncia é o de ajudar a melhorar o listening. Não foque apenas em decorar palavras e regras gramaticais. Dedique tempo e esforço para aprender pronúncia e de tabela melhorar o listening.

[Leia também: Aprender a Pronúncia do Inglês]

3. O que faço para entender o que ouço em inglês?

Vou te contar um segredo. Espero que você não se assuste!

Eu estou nessa coisa de ensinar e aprender inglês há mais de 20 anos. Mesmo assim, às vezes me deparo com algumas situações nas quais eu não entendo algo que é dito. Entendo sim muita coisa, mas há momentos em que dá uma pane entre as orelhas e fico sem entender uma coisa ou outra.

Quando isso acontece, eu tenho algumas estratégias que são usadas de acordo com o que ou quem estou ouvindo.

Melhorar o ListeningEstratégia 1 » Se ao conversar com alguém, eu não entendo o que é dito, eu simplesmente peço para a pessoa repetir ou explicar o que ela quer dizer. Isso não significa que sou burro e incapaz de entender inglês. Lembre-se que ao nos comunicarmos com alguém em português, fazemos isso naturalmente. Então, por que não fazer em inglês?

Estratégia 2 » Se eu estiver assistindo TV e alguém diz algo que eu não entendo algo, eu continuo assistindo. Tenho certeza que a conversa se desenrolará de uma maneira que eu compreenderei o contexto e as ideias se encaixarão. Como você bem sabe, fazemos isso ao assistir TV em português. Então, por que não fazer em inglês?

Estratégia 3 » No que diz respeito a músicas, a coisa muda um pouco. Afinal, vai depender do tipo de música. Nem sempre dá para entender tudo o que um cantor diz. Assim, é preciso ouvir várias vezes para ir se acostumando com as palavras e expressões sendo usadas. Canções mais tranquilas são, claro, mais fáceis de entender. Mas, se não entendo uma coisa ou outra, paciência! Veja que nem sempre entendemos tudo o que um cantor brasileiro diz. Temos de ouvir a música outras vezes para conseguirmos entender. Fazemos isso com músicas em português; então, por que não fazer em inglês?

Essas são apenas três das estratégias que uso quando não entendo algo. São estratégias simples e que uso até mesmo em português. Tudo é uma questão de prática, de costume, de envolvimento com a língua.

Para encerrar, não se esqueça que outra coisa importante a ser lembrada é o seu nível de conhecimento de inglês. Isto é, se você está começando a estudar inglês agora, pratique ouvindo coisas voltadas para o nível básico. Você pode até assistir a um filme em inglês e tentar entender algumas coisas. Mas não se frustre por não entender tudo. Você está começando e se mantiver o ânimo e o foco, certamente desenvolverá o listening de modo muito satisfatório com o tempo. O segredo é não desistir.

Tenho certeza que se você seguir esses passos, você com o tempo descobrirá novas maneiras de como melhorar o listening em inglês. Boa sorte e até a próxima!

Etiquetas

Um Comentário

Botão Voltar ao topo