Como aprender a escutar em inglês? Como melhorar o Listening?

Vasculhando a internet encontrei um monte de “professores de inglês” dando dicas milagrosas e vendendo tônicos auditivos para você se tornar um bom ouvinte de inglês. Li de tudo. Alguns até dizem que você tem de ser capaz de reconhecer até mesmo as vírgulas daquilo que ouve. Como assim!? Será que ao conversar com alguém em português você se preocupa com as vírgulas que a outra pessoa usa?

Infelizmente, a internet está cheia de gente que diz saber muito; porém, não ajudam em nada. Nestas horas sou totalmente a favor do Andrew Keen, autor do livro O Culto do Amador [Ed. Jorge Zahar], ao dizer que “a internet pode ser um acúmulo inabarcável de tolices criadas por uma multidão de narcisistas ansiosos para se expressar on-line“. Eu acrescento: “narcisistas ansiosos para se expressar online e ganhar dinheiro das pessoas“. Muitos dos sites que visitei são de pessoas que cobram um preço nada camarada para vender segredos nunca antes revelados…A verdade sobre os ouvintes é que “bons ouvintes são raros de se encontrar em qualquer língua” [Julia M. Dobson, em Effective Techniques for English Conversation Groups, publicado em 1974]. Ou seja, você jamais conseguirá ouvir as vírgulas que escutar em um CD, filme, seriado, conversa ao vivo e a cores, etc.

Dito isto, faço minha pergunta: Você é um bom ouvinte em sua própria língua? Você presta atenção no que as pessoas te dizem quando falam com você ou se perde logo depois da 5ª ou 6ª palavra? Caso você não seja um bom ouvinte em português, como é que você deseja ser um bom ouvinte em inglês? Antes de se tornar um bom ouvinte em inglês, que tal se tornar um bom ouvinte em português?

Quando você chegar neste nível em sua própria língua siga as dicas abaixo para começar a entender como melhorar o listeningdo inglês.

  • Ao escutar algo em inglês lembre-se sempre de escolher um tema que seja do seu interesse. Escute coisas referentes ao seu dia a dia: sua rotina de trabalho, fatos corriqueiros da vida, coisas sobre as quais você gosta de falar a respeito, etc. Nada de escutar entrevistas sobre as implicações psicosociológicas na criação de iguanas como animais de estimação nos países em desenvolvimento.
  • O tempo daquilo que você vai ouvir também deve ser levado em conta. Nada de pegar um aúdio de 30 minutos. Para fins de aprendizado o ideal é que você comece com monólogos e diálogos que durem 1 a 2 minutos no máximo. Procure entender o VOCABULÁRIO [expressões, frases feitas, combinações de palavras, etc] em conjunto. Nada de analisar o que você está ouvindo palavra por palavra. Nem ao menos se preocupe em dissecar a gramática do que você ouve. Seu OBJETIVO é ouvir. Então, ouça! Escute! Preste atenção no conjunto! Deixe as vírgulas de lado!
  • Ao se dedicar na atividade de ESCUTAR [Listening], dedique-se apenas a ela! Nada de música de fundo! Nada de firulas que possam te distrair! Nada de se preocupar em procurar algo no dicionário! Nada de parar e pensar no que foi que a pessoa disse! Simplesmente escute! Caso não entenda, não se preocupe! Estude as expressões, frases feitas, sentenças e tudo mais em conjunto. Compreenda o significado do que foi dito. Deixe os pormenores [vírgulas, palavras isoladas e regras gramaticais] de lado. Escute não apenas uma vez! Pelo contrário, escute uma, duas, três, quatro, cinco, seis… vezes! Assim, você faz com que seu cérebro [memória] vá se acostumando com as expressões do texto. Isto é muito parecido com o fato de ouvir músicas; de tanto você ouvir aquele tal de “você não vale nada, mas eu gosto de você” acaba encravando na mente! Outros exemplos, de tanto ouvir e acabar falando [mesmo sem querer] são: arebaba, narri, mamadi, baldi,

Por fim, lembre-se que não há milagres! Não há técnicas chinesas milenares que ajudará você a entender todas as vírgulas! Não há poção mágica! Não há fada madrinha! Não há duende verde! Não há David Copperfield! Não há milagre! Não há macumba ou urucubaca! Não há professor ou curso de inglês no mundo que vá ajudar você a se tornar um bom ouvinte de inglês. Só há uma pessoa neste mundo que poderá dizer ‘seus problemas acabaram’. Esta pessoa é VOCÊ! Então, mão na massa. Ou melhor, cole o seu ouvido no MP3 Player, no iPod, iPhone, fone de ouvido do computador, som do carro, etc e mande ver.

Aos bons aprendizes muito sucesso na melhora de listening. Ao ‘pilantras’ da internet que oferecem curas milagrosas, um dia a casa cai. Caso você tenha lido este texto até o final, vejo que você é um bom leitor. Para se tornar um bom ouvinte, recomendo que leia também:

  • soamazing

    Acredito que minha maior dificuldade é na escuta em outros idiomas, as dicas foram ótimas! Parabéns!

  • http://www.blogger.com/profile/07548652284684046271 Dri Viaro

    Oi, vim conhecer seu blog e desejar um bom diabjsssaguardo sua visita :)

  • Raíssa

    Sou sua leitora há algum tempo, mas nunca tinha comentado antes. Eu sempre recomendo o seu blog dentre outros sites, para as pessoas que tem dúvidas com relação ao ingles e sabe porque? Porque vc é 1000000000000000000. Seus textos são despretenciosos e brilhantes. Vc tem didática pra ensinar. É dom mesmo e não tem conversa. Ou se tem, ou não tem e vc tem muito. Parabéns a vc, parabéns ao seu blog e por tudo o que vc conquistou (Eu li a sua entrevista no EE).Abraços fraternais

  • Anonymous

    Oi Denilso, encontrei um site muito legal, onde há pequenos diálogos para iniciantes e intermediário, e pequenas histórias tudo com audio e eles falam devagar, da pra entender tudo. http://www.rong-chang.com

  • Dayane

    Ola Denilso!!Assim como a leitora de cima, sempre leio seu blog, mas nunca tinha comentado. Sou fa do seu trabalho!! Tambem acho q vc tem um dom e mto talento pra ensinar! Tambem sempre recomendo seu blog.Quero te agradecer por esse trabalho fantastico, que ajuda tanta gente.O que faz a diferenca, nao eh o que vc ensina, mas sim o jeito q vc ensina. Sempre bem humorado, fazendo q tenhamos prazer em aprender.Aqui vai um super obrigada!!!

  • Ana Paula

    Ola DenilsoSimpelsmente perfeito seu Blog e Muitoo bom cada dia que leio fico mais empolgada.Que Deus te Muita saude para que você possa continuar com esta Garra e vontade de ensinarSe algum dia você vier ao ES por favor avise quero te conhecer.PARABENS.

  • Laura

    Muito interessante esse post sobre o listening. Quando fiz curso de conversação, a teacher nos indicou um site que tem vários diálogos em inglês com exercícios que vão do básico ao avançado: http://www.esl-lab.com

  • Jusciléia

    Fiquei encantada com o seu blog! Muito útil para qualquer pessoa que queira aprender e se atualizar na língua inglesa. Parabéns!!

  • Jusciléia

    Parabéns! Seu blog é muito importante tanto para professores e estudantes! Alta qualidade!

  • http://www.ze-pescador.blog.uol.com.br Assad

    Amigo Denilso, fico grato se me orientar por onde começar.To lendo pequenos trechos de um livrinho antigo de ingles para viagem; vendo CNN (mesmo s/entender); fazendo anotações dos objetos diários e procurando entender pela figura/desenho e não pela palavra em portugues; e praticando c/minha esposa q vai iniciar cunrsinho; estava querendo algo para escutar todo dia via notebook/fone ouvido.A vontade ta forte e vou mante-la. Yes, i ca!Kambiooooo……

  • Andrea Pacheco

    Adorei conhecer o Blog. Este tópico em particular. Muito bom. Agradeço!

  • ca

    Oi, td bem?Gostaria de saber como falo parcelar no cartao de credito em ingles??Obrigada, Camila :)

  • http://twitter.com/norton_machado Norton

    Faço curso de inglês, e estou no nível iniciante. Sempre que chego em casa no decorrer da semana procuro ouvir as lições e depois digitá-las a medida que eu vou ouvindo, as vezes até chego a aumentar a velocidade do áudio. O que você acha disso, é benéfico?

  • http://www.blogger.com/profile/10679697389014921166 Denilso de Lima

    Hey Norton,Em minha opinião qualquer coisa que você faça para estimular o listening e o ato de pensar em inglês é 100% válido! Você está fazendo algo que sempre recomendo para o pessoal que quer dicas para melhorar o listening! Parabéns! Keep doing this and you'll improve a lot!

  • Glaucia Glenn

    Adoro tuas dicas! Comprei o livro "The Practice of English Language Teaching" porque vi recomendação tua aqui, e estou gostando muito, obrigada! Me formei em Letras em 2008 e ensinei ingles por 4 anos, mas nao me sentia segura e nem nunca tinha sequer feito um curso de inglês. Aprendi muito estudando sozinha e entao fui fazer um curso no SENAC para ter um certificado. Fiz o teste e fui colocada no nível Intermediário 3. Acredito que tudo que a gente aprende depende 95% do nosso esforço, os outros 5% de um professor ou alguém para auxiliar nas dúvidas que sempre ocorrem. Denilso, você poderia sugerir outros livros para professores? Estou passando um tempo nos EUA estudando inglês para me melhorar mais e talvez volte a ser professora de inglês outra vez, who knows? =) Desde já agradeço a atenção.

  • Bruna Iubel

    Glaucia,Dê uma olhada nesse linnk AQUIAbraços,Bruna.Equipe Inglês na Ponta da Língua

  • Glaucia Glenn

    Muito obrigada, Bruna, vou olhar o link, sim!Hugs!

Denilso de Lima 06/08/2009