Situação: Indo ao Dentista

Se você quer aprender o vocabulário básico em inglês para quando for ao dentista, continue lendo esta dica e aprenda muito com ela. Pois, nela vamos falar dessa situação que causa certo receio em muita gente. Vamos lá!

Para dizer ‘Ir ao dentista‘ em inglês é simples, basta dizer ‘go to the dentist’s‘. A pergunta que fazem é: por que dizem ‘dentist’s‘ com este apóstrofo ‘s’ (dentist‘s)? O lance é que em inglês o completo seria ‘go to the dentist’s office‘ [ir ao consultório do dentista], mas aí encurta-se a frase dizendo apenas ‘go to the dentist’s‘.

Muitas pessoas go to the dentist’s porque sentem uma toothache [dor de dente]. Na verdade deveriam ir com determinada frequência; afinal, trata-se da saúde. Ao chegar no dentist podem descobrir que têm uma cavity [cárie], também conhecida como tooth decay. Se o caso for muito profundo a pessoa pode ter de fazer um root canal therapy [tratamento de canal]. Se o dente não tiver cura o dentist pode pull out the tooth [extrair o dente], tecnicamente isto recebe o nome de exodontia.

Outras pessoas vão porque se preocupam com a estética, desejam um sorriso mais perfeito. Neste caso podem ter de wear braces [usar aparelhos]. Há vários tipos de braces, mas não vou falar sobre eles aqui. Só vou acrescentar que após o tratamento com braces a pessoa pode ter de usar um retainer ou um pre-finisher, aparelho removíveis. Ah sim! Geralmente, as pessoas wear braces porque elas têm crooked teeth [dentes tortos].

Indo ao Dentista em InglêsE o que tem na ‘dentist’s chair‘ ou ‘dental chair‘ [cadeira do dentista]? Tem a famosa ‘dental drill‘ [broca], que pode ser uma ‘high-speed drill‘ [broca de alta rotação] ou ‘low-speed drill‘ [broca de baixa rotação]. As drills são usadas para várias coisas, mas o fim mais comum a que se destina é ‘remove tooth decay‘ [remover cáries]. Após a remoção da ‘tooth decay‘ ou cavity, o dentist faz uma ‘tooth filling‘ [obturação] e/ou ‘restoration‘ [restauração]. Anote aí que informalmente ‘obturação‘ é ‘filling‘; ‘obturar o dente‘, ‘fill the tooth‘.

Mas além da famosa e temida ‘drill‘ uma ‘dentist’s chair‘ ainda tem ‘water spray‘ [jato de água] e um ‘air spray‘ [jato de ar], ambos também recebem o nome de syringes. Não posso deixar de fora o ‘suction system‘ [sugador] e a light [luz, lâmpada]. Há ainda mais alguns apetrechos; no entanto, creio que você nunca reparou e nem está a fim de saber; o que você quer mesmo é sair logo da cadeira.

Para encerrar, que faculdade um dentist faz?

Bom! O curso é conhecido como Dentistry [Odontologia] e é feito em uma Dental School ou uma School of Dental Medicine ou ainda uma Dentistry School e School Dentistry. Há várias especializações, as mais conhecidas são: Dental Public Health [Clínica Geral], Endodontics [Endodontia, área que lida com root canal therapy (tratamento de canal)], Orthodontics [Ortodontia, o pessoal dos braces (aparelhos)], Periodontics [Periodontia, a turma que cuida das gums (gengiva)] e Prosthodontics [Prótese Dental, os que lidam com a confecção de próteses e tudo mais]. Há ainda outras especializações reconhecidas, mas vamos parar por aqui!

É isso! Claro que há muito mais palavras e expressões a serem usadas nessa situação. Mas, as que você aprendeu acima já são o suficiente. Agora é só anotar tudo em seu caderno de vocabulário, aprender e usar sempre que possível. 😉

10 Comentários

  1. Olá Denilso, super 10 este seu post. Vou falar para o pessoal do trabalho e da facul entrarem aqui. Maneirow! Parabéns por tudo! Vc é 1000!Marcela

  2. Denilso!!!! Muito show!!Fale sobre a minha profissão!!! Nutricionista!!!!bjoObrigada

  3. Hi Denilso, I loved this post.Thanks a lot. Your tips help me a lot.

  4. Esse Post foi magnífico! Eu digo isso por causa do mix do Português com o Inglês! Fica um texto chamativo e a gente consegue ler até o final sem nenhum problema e sem ter que ficar parando pra traduzir as new palavras! Parabéns! Espero ver mais textos como este aqui!

  5. Dude,seu blog rocks demais. Virei leitor assíduo. Parabéns. Estou traduzindo um grupo que veio realizar um projeto na minha igreja e aqui estou encontrando várias coisas que você não aprende na escola ou usa muitas vezes.Mais uma vez thanks for all.Peterson Abelha

  6. Olá Denilson.Estou aprendendo muito com seu post e já passei pra vários amigos. Não sei se vc já falou, mais eu acho interessante falar sobre o trabalho doméstico (lavar, passar, faxina,entre outros deveres que realizamos em casa.). Obrigada por tudo.

Botão Voltar ao topo