Dica: Melhore seu Vocabulário com o Torto

No livro ‘Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário‘ há uma série de dicas de atividades para você fazer em qualquer local e horário. Todas atividades práticas que podem ser feitas com um simples pedaço de papel e uma caneta ou simplesmente nada disto.

Uma das atividades é o Torto [veja a figura ao lado]. A ideia é a seguinte: em uma folha de papel faça entre 3 ou 5 colunas com cerca de 6 a 10 linhas. Na figura que ilustra o post eu usei 4 colunas e 6 linhas. Nos espaços escreva vogais e consoantes de modo aleatório. Pronto! Está feito o seu Torto.

Após montado, a brincadeira é fácil. Basta identificar palavras em dentro dele. Na figura marquei a palavra Saturday como modelo. Lembre-se que você não pode pular as letras. O certo é segui-las na ordem em que estão. Na figura é possível formar também Monday, university, tune, sit, May, skin, ten, tiny, tin, lid, mad, ski, pint, say…

Claro que você encontrará apenas palavras que conhece. Isto no começo pode não ser muito fácil! Porém, conforme você for procurando mais e mais palavras acabará se surpreendendo com a quantidade de palavras que encontrar. Eu costumo não dar pontos para palavras com apenas 3 letras, porém para quem está começando a aprender inglês é mais fácil!

Bom, mas você deve estar pensando: “o Denilso vive dizendo que não é legal ficar aprendendo as palavras isoladamente. E agora vem com uma dica destas? Deve ter enlouquecido”.

Não enlouqueci! Pois a segunda parte da brincadeira é justamente criar uma sentença com cada palavra que encontrar. Desta forma, poderá criar: I have to study English on Saturday”, “He went to the university last Monday”, “Sit down”, etc. Ao criar sentenças você poderá relembrar gramática, outras palavras, etc.

Enfim, o segredo é usar realmente o que sabe para assim fazer o seu cérebro pensar em inglês. O que me diz? Consegue fazer este desafio com você mesmo!? Se sua resposta for sim, você já estará começando a fazer a diferença no seu aprendizado.

Veja mais dicas e atividades como esta no livro Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário.

6 Comentários

  1. nao sei se voce ja falou sobre este assunto no blog, mas tenho duvida em relacao ao uso do "just" e "only"

  2. Olá Denilso,Teus livros são 'tudo de bom'. Estou ocupadíssima escrevendo um TCC de um curso que estou terminando, mas, fico com os 'dedos formigando' para folhear teus livros. Esse 'Inglês na ponta da Língua' é bom demais. O problema é que, quando abro o livro, fico muito tempo presa a ele e não consigo voltar para meu trabalho (hehe). Dos teus eBooks já adquiri.ParabénsInês Sasaki

  3. Olá DÊ!Otm esse post!!!As vezes preciso dar uma sumidinha,"falta de tempo mesmo" mas cada vez que entro aqui cara,me surpreendo mais contigo!E agora o blog ta mais chik e mais facil,(rss)tem ate pesquisa!!Mexe!!rs!Vc tem me ajudado muito!Amo estar aqui!De verdade!!!Obrigada e parabens pessoa abençoada!!!

  4. Oi Denilson,preciso confirmar além de parabenizar a tua pessoa ,que é muito "Dez",pelo teu blog .Cara ,é algo do qual não quero sair toda vez que consigo entrar nele ,riquíssimo nas propostas e atividades,às vezes entro ligeirinho no meu emprego para dar uma espiadinha e matar a curiosidade para à noite conseguir olhar com calma ,mas a minha admiração é por essa solidariedade ,esse dom do compartilhar que realmente são poucos que tem .Que Deus te dê sempre muita vontade e disponibilidade para continuar a fazer isso pelos demais , eu te agradeço e te lembro sempre como alguém do "Bem" por quem peço em minhas orações, muita Luz para ti.Abraço,Niura

  5. Denilso! That's a greeeeeeeeeeeeeeat tip.. thanks a lot! I tried it and look at what I learned from it:- Tough/hard nut to crack – osso duro de roer- dog days – dias quentes (os dias mais quentes do ano)- pad out – encher linguiça- fan the flames – incitar- die-hard fan – fã fanático A simple activity like this made me learn five expressions! Two idioms, two phrasal verbs and a 'collocation' to fan.That's a really good exercise, thank you very much! 🙂

  6. Hi Denilso,Happy New Year for you all. Good is your challenge to teach us all these secrets of English language. I hope to learn more and more in your blog this year. Thank you for all your patience.All the best,Milton R, Santos

Botão Voltar ao topo