O que significa aprender palavras?

Se você acha que aprender palavras é apenas saber o significado das palavras está apenas 10% correto. Aprender uma palavra é muito mais do que simplesmente decorar seu significado.

É preciso também aprender os segredinhos das palavras . Evitando assim que você cometa erros bobos na hora de usá-las. Para aprender palavras de modo eficiente é necessário levar em conta alguns fatores. Os mais recomendados são:

Contexto – Qual o local certo para usar uma palavra ou outra? Quando deveos usar ‘get’, ‘buy’ ou ‘purchase’ com o sentido de comprar? Qual é mais apropriada em um contexto forma?

Pronúncia – Considerada a parte mais complicada de todas. No entanto, essencial! Afinal, pronunciar uma palavra de modo errado pode causar risos e constrangimentos.

Classe Gramatical – É sempre bom saber se a palavra é um substantivo, advérbio, adjetivo, verbo, preposição, conjunção, pronome, artigo. Nada de saber tudo de gramática no começo também! Impossível! Apenas o básico já vai te ajudar muito.

Sinônimos e Antônimos – Muita gente não dá bola para isto! Mas eu considero ser uma boa coisa a se fazer! Ajuda na hora de escrever ou falar com as pessoas! Ajuda a expressar as idéias de modo mais claro!

Conotação – Isto significa saber o que a palavra realmente sugere. Ou seja, ‘cold’ pode significar ‘frio’. Mas também temos “chilly” e “freezing”. Aí vem a pergunta, o que cada uma delas sugere? Qual será o grau de intensidade de frio que cada uma expressa?

Formação de Palavras – Que tal saber que da palavra “employ” podemos formar as palavras “employer”, “employee”, “employment”, “employable” e “self-employed”? Isto pode ajudar você a entender textos e a entender o que falam perto de você.

Para finalizar, procure aprender collocations. Ou seja, aprender que palavras combinam com a palavra alvo. Ao encontrar uma palavra em um texto veja que palavras estão perto dela e anote tudo. Aprenda um pouco mais sobre isto lendo a entrevista que dei para a Teacher Vanessa Prata do English For All.

Isto ajudará você a entender as palavras! A entender como elas realmente são usadas! Garanto que isto é muito mais divertido do que ficar decorando regras e mais regras gramaticais.

3 Comentários

  1. Denilso, comprei seu livro ontem… Estou devorando. Parabéns! Espero conseguir ordenar meus estudos com suas dicas – comprei um fichário! – e aprender Inglês de uma vez por todas!

Botão Voltar ao topo