Dica de Inglês: A Importância de Saber Collocations

Tive contato com a ideia de collocations pela primeira vez em 1998. Foi quando li “The Non-Native Teacher“, livro no qual o autor [Peter Medgyes] faz um excelente estudo sobre professores de língua inglesa que são falantes nativos e não-nativos da língua.

De modo bem inteligente o autor mostra os pontos fortes e fracos de cada um. Em determinado momento ele nos mostra que os falantes não-nativos da língua se apegam muito à Gramática Normativa para dar suas explicações. Por outro lado, os professores nativos se aventuram bem mais no mundo do vocabulário ou do uso das palavras.Peter chega a esta conclusão ao perceber que os professores não-nativos são muito bons em teoria gramatical e fracos em conhecimento lexical. Para provar isto, ele pede aos leitores que imaginem uma árvore e que façam uma lista de palavras que podem ser usadas com a palavra árvore.

Neste momento pensei: “isto é moleza!”. Em português podemos dizer:

  • subir na árvore, derrubar a árvore, plantar uma árvore, cultivar uma árvore, cortar uma árvore, podar uma árvore, cair da árvore, abrigar-se debaixo de uma árvore, árvore alta, árvore frondosa, árvore baixa, árvore pequena

Dica de Inglês: A Importância de Saber Collocations

Feito a listagem, veio a pergunta crucial do autor: “você consegue escrever de modo natural e sem muito esforço as combinações que listou acima em inglês?“. Confesso que em um primeiro instante eu me julguei capaz de fazer aquilo. Parecia muito fácil! Porém, passado alguns minutos, eu percebi que apesar de saber falar árvore em inglês – tree -, eu era incapaz de passar a maioria daquelas combinações para o inglês.

Em 1998, tendo estudado inglês desde 1991 e dado aulas desde 1995, eu simplesmente não fazia ideia de como dizer “subir na árvore” ou “árvore frondosa” em inglês. Foi então que me dei conta de que faltava algo: saber que palavras usar com outras palavras naturalmente.

Somente em 1999 fui descobrir que este assunto [fenômeno] tem um nome: collocation. Descobri também ainda mais sobre sua importância na aquisição de fluência. Por isto, vira e mexe, falo sobre a razão de se aprender collocations.

Hoje, certamente, ficou bem mais fácil passar no teste do Peter Medgyes em seu livro. Afinal, para as combinações acima em inglês é só dizer:

  • climb a tree, cut down a tree, plant a tree, grow a tree, prune a tree, fal out of a tree, take cover under a tree, high tree, leafy tree, low tree, small tree

Lembre-se: Collocations faz toda a diferença na hora de falar inglês de verdade. O uso das palavras sai mais natural e fluente. Você aprende exatamente que palavras usar com outras palavras. Isto diminui o esforço da mente em ter de memorizar palavras isoladas.

See you tomorrow! Take care!

2 Comentários

  1. Boa pergunta, Lila. Agora que você perguntou eu também fiquei curiosa, hehe :DExiste?

Botão Voltar ao topo