TOEIC ou TOEFL?

Já faz um tempinho que tenho recebido perguntas sobre TOEIC e TOEFL, dois exames de proficiência em inglês que estão ficando cada vez mais famosos no Brasil. Mas, qual a diferença entre TOEIC e TOEFL? Qual vale mais a pena fazer? Qual é mais fácil? Coisas assim! Então, continue lendo para ficar por dentro desse assunto.

Primeiro vamos aos nomes: TOEFL é a abreviação de Test of English as a Foreign Language [Teste de Inglês como Língua Estrangeira]; e TOEIC, Test of English for International Communication [Teste de Inglês para Comunicação Internacional].

Ambos testes são de propriedade da ETS (Educational Testing Service), empresa americana responsável pelos principais testes aplicados nos EUA. São eles quem aplicam testes similares aos nossos vestibulares e concursos aqui: SAT, GMAT, PRAXIS, MAPP, SIR II, entre outros. Nosso objetivo aqui é apenas TOEIC e TOEFL, então vamos ficar só neles.

TOEIC ou TOEFL?O TOEIC é um teste voltado mais para a área de negócios.No entanto, atualmente mais de 5000 instituições [educacionais, empresas, multinacionais, governamentais, etc] reconhecem esse exame como admissão em seus programas ou cargos. Além disso, há empresas (multinacionais e grandes conglomerados) que utilizam o TOEIC para avaliar o progresso de seus colaboradores estrangeiros que não tem o inglês como língua materna.

O TOEIC  é composto de 200 questões, sendo 100 de compreensão auditiva e 100 de leitura. A ETS está aos poucos implantando as versões de escrita e fala ao TOEIC. Ou seja, o candidato será avaliado em todas as competência comunicativas: fala, audição, escrita e leitura.

Já o TOEFL, o mais famoso, é exigido principalmente por faculdades. O aúdio e os textos refletirão um pouco mais do mundo acadêmico, não o corporativo. O candidato ao TOEFL deve suportar uma maratona de 4,5 horas de prova, durante este período será avaliado nas 4 habilidades linguísticas: compreensão auditiva [listening], leitura [reading], expressão oral [speaking] e expressão escrita [writing].

É preciso entender que há diferentes modalidades do TOEFL. São elas:

[list type=”arrow2″]

  • TOEFL iBT (internet based test)
  • TOEFL CBT (computer based test)
  • TOEFL PBT (paper based test)
  • TOEFL ITP (institutional testing program)

[/list]

A primeira – iBT – é hoje a mais aplicada no mundo. Pois, é realizada via internet. Já as modalidades CBT e PBT são aplicadas onde a tecnologia de transmissão de dados ainda não chegou com força. Vale dizer que a modalidade PBT está aos poucos sendo abandonada. Para fazer uma dessas modalidades do TOEFL, você deverá procurar uma instituição credenciada pela ETS ou seus representantes.

Já o TOEFL ITP [Institutional TestingProgramme] é um exame institucional, feito para avaliar o desempenho dos estudantes de inglês de uma escola de idiomas. Essa modalidade não é aceita como documento para você se candidatar em algum curso universitário. Ou seja, as faculdades de países de língua inglesa aceitam somente as modalidades iBT, CBT ou PBT. A modalidade ITP só tem valor dentro da instituição (escola de idiomas que você estuda). Portanto, é sempre bom ficar de olho na propaganda das escolas aqui no Brasil. Muitas dizem oferecer o TOEFL, mas não dizem qual modalidade é. Então, é preciso prestar atenção a isso.

A própria ETS, em seu site, afirma que que o TOEFL ITP não deve ser usado para fins de admissão em faculdades e muito menos como um substituto do TOEFL iBT e as demais modalidades.

Essas são as principais diferenças técnicas entre TOEIC e TOEFL. De forma bem resumida, o TOEIC é muito mais exigido no mundo corporativo e o TOEFL no mundo acadêmico. 

Saber qual você deve fazer dependerá dos seus objetivos. Isto é, se você quer fazer uma pós-graduação no Estados Unidos deverá obter o TOEFL. Caso a ideia seja se candidatar a uma vaga de gerente na Proctor & Gamble, então o melhor é ter o TOEIC. Para ter mais certeza sobre qual exame tirar é sempre recomendável ler os requisitos do programa educacional ou da vaga à qual você estará se candidatando.

Para encerrar, saiba que não tem essa de um ser mais fácil que o outro. Afinal, são exames que avaliam o seu nível de conhecimento da língua inglesa. Portanto, o segredo é estudar para se sair bem tanto em um quanto em outro.

Bom, espero ter esclarecido um pouco sobre as diferenças entre TOEIC e TOEFL. Caso tenha mais dúvidas a respeito, visite o site da ETS e compare as informações dadas diretamente por eles. Saiba mais sobre certificações internacionais, lendo as dicas abaixo:

» Livros Preparatórios Para o TOEFL
» A Importância de uma Certificação Internacional
» Qual a diferença entre TOEFL e IELTS?
» Certificação Internacional: Exames de Cambridge
» O Programa Inglês Sem Fronteira

  • Anonymous

    Sempre que vou na livraria vejo a seção de idiomas e sempre me perguntava o que era essas tal siglas, sabia que era testes mas não fazia a mínima além disso.Se não me engano tem muitos outros também ( uns com apenas 3 letras ), qual é a diferença daqueles pra esses ?É muito caro fazer esses testes ?

  • http://www.blogger.com/profile/08440425853199252564 Lilian

    Denilso, seu post veio muito a calhar! Estava me perguntando esses dias o que eram exatamente esses testes e se valia a pena fazer algum deles! Me explicou MUITA coisa!Quanto a isso que vc falou das escolas de idiomas brasileiras, cada vez mais me convenço de que nenhuma delas vale a pena. Opinião puramente pessoal minha! Abraços!

  • http://www.blogger.com/profile/08440425853199252564 Lilian

    Adorei o post! Tenho muita curiosidade de saber em que nível estou exatamente. Acho que estou no B2 😛

  • http://monthiel.com/ monthiel.com

    Denilso, tenho pensado em começar a estudar para fazer o TOEL, sabe me dizer se é muito caro? Abs,Monthiel

  • http://www.blogger.com/profile/14423088340592174084 csmcavassa

    Denilso, vc eh meu professor a um ano, e eu tenho que lhe confessar algo… ainda nao posso fazer nehum teste pois meu ingles falado como diz meu amigo Eric (from England) e muito bom, e tenho muita facilidade para copreençcao auditiva da lingua, mas em compensacao minha escrita ainda deixa muito a desejar….. me ajude, dio meu!!!!!Ps! muito obrigada por tudo…

  • you only live once!

    Olá Denilso, qual a melhor opção: IELTS ou TOEFL?Obrigado.

  • http://boxdeideias.blogspot.com Andrea

    Olá Denilso, quando puder escreva também sobre os certificados de Cambridge (FCE, CAE e PTE). Estou cursando um preparatório para o First, mas fico me questionando se isso vale realmente a pena…E como "quase" não existe conversação, sinto que estou enferrujando com o tempo. Além disso, o "listening" é em inglês britânico e me sinto um pouco perdida com o "accent" deles…A minha intenção é me especializar em tradução no futuro…O que vc me aconselha?Obrigada!

  • Adalto Jr

    Oi Denilso,Bacana esse post, porém gostaria que fizesse outro post focado no TEIC tenho algumas dúvidas (referentes à pontuação, avaliação, nível da prova), gosto muito do seu blog excelente.Sds.,Adalto Jr.

  • Anonymous

    I think study english is best in one magazine that have name SPEAK-up learn very much, do it you too….

  • http://www.blogger.com/profile/04336752372527069211 Diego Maciel

    Denilson, como se pronuncia TOEFL?

  • http://www.blogger.com/profile/10679697389014921166 Denilso de Lima

    Diego,Entre no link abaixo e clique no botão que diz "Pronunciation". Aguarde alguns instantes e você ouvirá a pronúncia da palavra TOEFL.O link é:http://www.macmillandictionary.com/pronunciation/british/TOEFLAtt.,Denilso de LimaCurta nossa fanpage no Facebook

  • Sidney Rodrigues

    Caro Denilson, muito legal o esclarecimento. Aproveitando o tema, vc poderia indicar um material legal para quem deseja estudar por conta propria?

  • Leo

    Grato pela abordagem clara, objetiva e de suma importância. Claro que perguntarei à escola, mas quero saber sua opinião sobre a English Town! Ela tem uma proposta aparentemente interessante: Sucesso garantido ou seu dinheiro de volta! Será que da pra confiar?! Ela até cita preparação para o Toefl e Toeic, mas não especifica que o sucesso garantido seja NA aprovação, mas caso tenha alguma boa o má referência da escola, por gentileza, comunique.
    Abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/10679697389014921166 Denilso de Lima

    Olá Leo, tudo bem?

    Eu não conheço os resultados da English Town em relação ao TOEFL ou TOEIC. O que tenho a dizer é que qualquer escola pode oferecer um preparatório (ensinar a mecânica da prova), mas cabe ao aluno se envolver com a língua para poder fazer a diferença no exame. Afinal, o conteúdo de um exame de proficiência é amplo, logo o que as escolas fazem é dar ao aluno o gostinho de como são as provas (tasks, enunciados, etc.), ajudar na administração do tempo para cada task e coisas do tipo.

    Para ser sincero eu penso o seguinte: se você sabe inglês (está ou já passou do nível intermediário) poderá estudar sozinho em casa. Basta ter um livro, um dicionário, acesso à internet, força de vontade, objetivo e mandar bala. Simulados na internet têm aos montes. O estudante pode ainda comprar um livro com modelos de provas (livros preparatórios) e estudá-los. Envolver-se com a língua é também fundamental: ouvir o máximo e tudo o que puder, ler de tudo na internet, escrever em inglês sempre que puder, falar em inglês (nem que seja sozinho) e coisas assim.

    A escola ajuda! Mas, sou da opinião que se a pessoa sabe inglês, sabe o seu objetivo, são aproveitar os recursos disponíveis gratuitamente, etc., a escola não fará falta.

    Att.,

    Denilso de Lima
    CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

  • denilsolima

    Olá Flávio, veja a informação retirada do site oficial do TOEFL iBT:

    “Quem aceita as pontuações do teste TOEFL?
    Mais de 8.500 instituições de ensino superior, agências e outras instituições em mais de 130 países aceitam as pontuações do TOEFL. Para obter mais informações, inclusive o uso de suas pontuações para atender a requisitos de solicitação de visto na Austrália e no Reino Unido, para localizar instituições que aceitam as pontuações do TOEFL e muito mais, consulte Quem aceita as pontuações do TOEFL.”

    Sobre o processo de imigração é preciso procurar saber se o país aceita ou não este tipo de exame.

    😉

  • Ayrton Da Silva

    Olá Denilso de Liam,

    Primeiramente parabéns pelo trabalho! Gostaria que tirasse uma dúvida:

    Quanto ao TOEIC existem 2 modalidades, o writing & speaking, além do reading & listening. Qual dos dois é mais aceito no mercado de trabalho?

    Desde já aradeço

  • denilsolima

    Eliza, o TOEFL ITP não é aceito diretamente pelas universidades no resto do mundo. No entanto, no programa Ciência Sem Fronteiras tanto o TOEFL ITP quanto o TOEFL iBT são aceitos.

    A aceitação do TOEFL ITP está atrelada ao edital. Conforme vemos no próprio site do programa:

    “O exame [TOEFL ITP] vale como [certificado de] proficiência quando indicado pelo edital do CsF [Ciência sem Froteiras]. Caso contrário, o TOEFL ITP vale apenas como nivelamento da proficiência do estudante.”

    Veja que há casos indicados em editais que o TOEFL ITP pode ser aceito. Isso vai de acordo com o que os organizadores do programa conseguirem negociar com as faculdades lá fora. Veja que caso o TOEFL ITP não esteja indicado no edital, o mesmo servirá apenas para identificar/nivelar o conhecimento que o candidato tem da língua inglesa.

    Por fim, se você fizer e obter uma boa pontuação no TOEFL ITP hoje, parabéns! Mas, se você for diretamente à Universidade de Havard e tentar se matricular em um curso deles é praticamente certo que eles pediram de você o TOEFL iBT; pois, para ele o TOEFL ITP não serve.

    😉

Denilso de Lima 13/03/2009