Expressão Idiomática: Poor man’s

Eric Schmidt, diretor-executivo do Google, disse ontem [04.03.2009] em um encontro de tecnologia o seguinte:

Speaking as a computer scientist, I view all of these as sort of poor man’s email systems.

Ele estava falando do tal do Twitter [clique aqui para saber o que significa twitter]. Portanto, o mundo entendeu que o Sr. Schmidt estava desdenhando da nova febre internáutica. Afinal, para muitos especialistas o Twitter pode até derrubar um pouco as buscas no Google.

Pois bem! Acontece que o Sr. Schmidt ao usar a expressão “poor man’s” estava apenas dizendo que o Twitter é o “primo pobre” dos sistemas de e-mail. Nada de anormal e extraordinário nisto!

A expressão “poor man’s” é usada inglês quando desejamos comparar alguém ou algo com alguém ou algo superior, com mais atributos, etc.

Ou seja, se eu digo em inglês que “sparkling white wine is the poor man’s champagne“, estou apenas expressando a opinião de que vinho branco frizante é o primo pobre do champagne. Afinal, o champanhe tem mais sabor, mais aroma, é mais bem-elaborado em sua confecção, etc do que o vinho branco frizante.

Um outro exemplo! Se alguém falar “Britney Spears is the poor man’s Madonna”, a pessoa está apenas sugerindo que a Britney Spears é a versão simplificada da Madonna. Afinal, a Madonna tem mais tempo de estrada, mais experiência, mais pegada. Nada muito grave em dizer!

Portanto, quando o CEO do Google disse que o “Twitter is the poor man’s email systems“, ele não estava diminuindo ou desmerecendo o Twitter. Na verdade, ele apenas disse que o Twitter é o primo pobre do e-mail. Afinal, o Twitter não possui funcionalidades que um sistema de email possui tais como anexos, edição de texto, cores, background, etc.

Pronto, acredito ter ajudado a esclarecer parte da dúvida! Take care!

2 Comentários

  1. Gostei da explicação! Show de bola mesmo! Parabéns!Claúdio MaiaRio de Janeiro

  2. Denilsom, galera do blog!!!!Adoro as dicas que são aprensentadas aqui!!! Muito boa ideia explicar essas expressões a partir de frases da atualidade!!! Thank you!!!!! And congratulations….

Botão Voltar ao topo