O que todo aluno iniciante de inglês deve saber?

Semana passada, ao ser entrevistado pelo Prof. David Bailey, seus alunos e leitores deste blog uma pergunta que muitos faziam era: “Denilso, que roteiro seguir? O que devo estudar primeiro? A que devo dar mais atenção no início?

Antes de dar aqui uma pequena lista, é bom você entender bem o que significa aprender vocabulário e também como aprender gramática através do vocabulário. Assuntos abordados no livro “Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário“, que contém muitas dicas para alunos de todos os niveis.

Bem, todo aluno iniciante precisa saber usar os principais modal verbs [can, could, may, must, will, should, etc]. Isto não quer dizer que você deve saber as regrinhas gramaticais de cor e salteado. Tem de aprender a usar. Saber como é na prática e não na teoria! “Em que situações do dia a dia usar um e outro?” é a pergunta chave.

Um outro tema essencial é o que chamamos de delexicalized verbs. Este nome esquisito refere-se àqueles verbos que possuem vários significados e usos em inglês, por exemplo: get, take, do, make, look. Este são os principais.

O que todo aluno iniciante de inglês deve saber?Além disto todo iniciante deve aprender a usar as palavras just, whatever, bit, actually, really, quite, slightly, basically, pretty, clearly, honestly, unfortunately. Isto porque elas são usadas com muita frequência em comunicações ao vivo e a cores. São faladas o tempo todo e usadas para indicar a atitude de quem fala.

Algumas expressões como you know, I mean ou palavras como right, well, so, good, anyway são conhecidas como discourse markers. Ou seja, são termos usados para organizar a fala e monitorar o progresso do que está sendo falado.

Os substantivos básicos também são essencias. Para isto é bom ter a lista das 2000 palavras mais usadas da língua inglesa. Porém, não é para decorar a lista como se fosse um robô. A idéia é saber as principais collocations com os substantivos que estão nesta lista. Este é abordado no livro “Combinando Palavras em Inglês: seja fluente em inglês aprendendo collocations“.

Palavras como that, this, now, then, ago, away, front, side, back, opposite of, here, there são importantes também. ‘Away‘ e ‘back‘ são geralmente usadas em expressões com os tais delexicalized verbs mencionados acima e ainda com go e bring.

Já nos adjetivos é necessário saber os comuns hot, cold, good, bad, tall, short, beautiful, ugly, nice, sad, happy, great, fine, lovely, etc é bom saber também terrible, awful, horrible, brilliant, [inglês britânico] excelent, awesome [inglês americano], excellent. Todos eles são usados em collocations. Olho neles!

Dos advérbios é bom saber os mais comuns: today, yesterday, tomorrow, always, usually, never, rarely, seldom, etc. E ainda: eventually, recently, normally, generally, quickly, suddenly, totally, entirely, obviously, basically. Finalmente, os verbos! Aqui é bom saber aqueles que descrevem ações e eventos: run, walk, give, leave, stop, help, feel, put, sit, listen, explain, enjoy, like, accept, fill, say, tell, send, write, read, catch, e outros que fazem parte da lista de 2000 palavras mais usadas em inglês.

Tudo isto deve ser aprendido de modo natural e através daquilo que chamamos de chunks of language. Nada de explicações gramaticais, regras, termos técnicos e coisas assim. A gramática você aprende através do vocabulário. Isto quer dizer que você aprenderá a USAR a o inglês como ela realmente é. Nada de ficar dissecando a língua como se fosse algo estático e morto!

That’s it! Espero que ajude! Quem tem os dois livros mencionado acima entenderá bem como isto tudo aí funciona. Take care!

16 Comentários

  1. Adorei as dicas, Denilso. E o que vc aconselha para se aprender a pronunciar isso tudo? Tem que aprender os sons das vogais e consoantes? Quais dicas vc pode dar?Abraços

  2. Interesting. I like so much when you write about some words and writing tips for study, on basic issues, because that help us to revise our knowledge. Cheers!

  3. Ola Denilson,Suas orientações são realmente ótimas.Porém gostaria de fazer uma sugestão. Não seria mais interessant que, esse blog fosse escrito em inglês, com chamadas para o português. (Somente uma sugestão). Um grande abraço.

  4. Caro Prof. Denilso, conheci hoje o seu blog e o achei sensacional; tenho um conhecimento mediano de inglês e pretendo mergulhar nos seus ensinamentos para aprimorá-lo. No entanto,antes de me aprofundar mais em seu blog gostaria que me orientasse sobre algum curso/livro para uma pessoa iniciante, totalmente "crua" em inglês. Trata-se de minha filha, que vem frequentando um curso (CCAA) há alguns meses e não apresenta nenhum progresso.Obriado.

  5. Olá Denilson!Realmente voce é o "cara"! Com todo respeito, tenho vontade de levar para minha casa!Enfrento muitas dificuldades em aprender Inglês uma delas é meu tempo muito resumido. Acredito que para aprender esse idioma preciso conviver com uma pessoa que tenha habilidade pelo menos 24hs por dia, impossivel! Enquanto isso não acontece vou lendo seu blog que é simplesmente fantastico, show de bola! Parabéns

  6. OLA DENILSON ! TO TOTALMENTE CRU NO IDIOMA ! COMECEI A POUCOS DIAS TENDO AULA PARTICULAR COM UM PROFESSOR. ACHA AULA PARTICULAR MELHOR DO QUE CURSO?ADRIANOCAMPOS/RJ

  7. Adriano,I have heard that a private teacher is better … because he accompanies his reasoning !!Good luck !!hehehe eu sou iniciante mas ouso soltar umas frases de vez em quando !! E o dicionário está sempre por perto !!By Angel.

  8. Professor Denilso, tenho muita dificuldade em listening. Gostaria de uma boa dica para poder sanar esse problema. Se puderes me ajudar, ficarei muito grato.

  9. Denilson, that's great!thanks so much for the tips,they could helped me!

  10. Fabrício,

    Há no blog inúmeras dicas sobre “listening”. Para encontrá-las utilize a área de busca do Google para obter resultados dentro do próprio blog. É uma ferramenta que poucas pessoas conhecem e que vale muito a pena.

    Ao pesquisar sobre “listening”, você encontrará esses resultados.

    😉

  11. Denilso,I really liked their opinio ns on how to speak English.I am student English in my course.Thank you,it's very good tips.Good bye.Take care.

  12. Uau! De onde você saiu, cara? Sério… Sempre amei o inglês, mas agora que estou entendendo-o estou amando-o mais ainda. Muito boa as suas dicas. Valeu!

  13. estou me dedicando muito,quero ter o prazer de um dia escrever um depoimento em inglês.aqui no blog.se tiver algum matérial a mais para compartilhar comigo mante para meu e-mail josianitec@hotmail.com…bjss obrigada

  14. Onde posso encontrar o livro : “Por que assim e não assado? O guia definitivo de collocations em inglês“. pesquisei em alguns sites e está indisponivel em todos. Ele é só por encomenda?

Botão Voltar ao topo