Vocabulário Específico: Inglês para Informática

Com o passar do tempo as coisas mudam de modo super rápido. Estas mudanças trazem junto novas palavras. Logo os profissionais de cada área devem ficar atentos a isto tudo. Hoje você vai ver o que ocorre na área de formação do pessoal da informática.
Certamente, os próprios computing professionals [profissionais da área da computação] tenham de manter o inglês deles sempre atualizado. Um exemplo disto é que hoje em dia o termo Computing Technology [Tecnologia da Informática/Computação] foi trocado por Information Technology [Tecnologia da Informação]. Carinhosamente conhecido em inglês como IT [pronúncia-se ‘ai ti’] e em português TI [pronúncia-se ‘tê í’]. Nas empresas já nem se fala mais em computing department [departamento de informática]; o certo agora é IT Department [Departamento de TI].Mas o que um IT Professional [Profissional em TI] faz? Entre outras várias coisas este profissional está preparado para plan [planejar], analyze [analisar], design [desenvolver], construct [criar], maintain [prestar assitência] e manage [gerenciar, administrar]:

  • Software Development [Desenvolvimento de Softwares]
  • Systems Integration [Integração de Sistemas]
  • Data Management [Gerenciamento de Dados]
  • Computer Networks [Redes de Computadores]
  • Wireless Networking [Redes de Tecnologia Sem Fio]
  • Information Security [Segurança da Informação]

Não é nada difícil encontrar pessoas falando de Information Technology Management [Gerenciamento da Tecnologia da Informação], que é algo a mais. Não se assute se de repente você encontrar alguns destes profissionais de falando sobre Information Technology Governance [Governança de Tecnologia da Informação] que é um ramo da Corporate Governance [Governança Corporativa] voltada para a área da Information Technology.

Como você bem pode ver o pessoal da informática não é mais o mesmo. Agora o negócio vai além do simples Technical Support [SuporteTécnico]. O vocabulário da área da informática vai além dos termos como “back-up”, “driver”, “hard disk”, “serial port”, “byte”, “hardware”, “software”, “RAM”, “motherboard” e aquelas palavrinhas básicas. Saber o nome dos peripherals [periféricos] – “monitor”, “keyboard”, “printer”, “mouse”, “scanner”, “tower”, “mouse pad”, “modem”, etc – é coisa do passado.

Hoje em dia eles falam em Computer Engineering [Engenharia da Computação], Computer Science [Ciência da Computação], Software Engineering [Engenharia de Softwares], Information Technology Audit [Auditoria da Tecnologia da Informação], Metadata [Metadados], Digital Signature [Assinatura Digital], Digital Library [Biblioteca Digital], Information Technology Infrastructure Library [Biblioteca de Infraestrutura da Tecnologia da Informação] e sabe se lá o que mais este povo anda dizendo e ainda vai dizer.

Se você não faz parte desta turma, não se preocupe! Este vocabulário é mais importante para eles do que para a maioria de vocês – profissionais de outras áreas. Mas como conhecimento nunca é demais, não custa nada ficar por dentro. See you all tomorrow! Have a nice day!

2 Comentários

  1. Hello, Denilso!!!Dicas muito boas. Só complementando, uma expressão muito usada atualmente na área de "IT" é "Business Intelligence", mais conhecido por "BI", o qual, segundo a Wikipedia, trata-se do processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios.Take care!!!

Botão Voltar ao topo