Preposições!? Sempre elas!

No texto de ontem tivemos uma atividade que envolvia collocations com a palavra “money”. Havia lá alguns verbos que combinam perfeitamente bem com “money” e os complementos. Desta forma todos deveriam ter formado as seguintes phrases:
  • spend money on new clothes and shoes
  • lend money to a friend
  • borrow money from the bank
  • invest money in research and development

Até aí tudo bem! Mas eis que um leitor fez a seguinte pergunta:

“Borrow money from/to/of a friend? […] E quando sabemos quando usamos ‘on’ ou ‘in’?”

Como sempre digo, não adianta querer encontrar uma lógica para aprender as preposições. Não há regras. Alguns autores até tentam achar uma lógica. Em alguns casos é até possível, mas na maioria das vezes não adianta. O que há, na verdade, é o uso, a combinação correta (collocation). Assim, a melhor maneira para aprender é observando que preposição é usada (combinada) com determinados verbos e expressões.

Observe nas sentenças acima e veja qual é a preposição usada com os verbos:

  • spend money ……… (something)
  • lend money …….. (someone)
  • borrow money ………. (someone/a bank/etc)
  • invest money ……….. (something)

Acredite em mim! Se você começar a aprender inglês assim – no conjunto – e deixar de lado a mania de querer achar regrinhas para o uso de “in”, “on”, “to”, “of”, “over”, enfim, qualquer preposição que seja, você vai levar muito tempo para aprender a usá-las ou nunca aprenderá. Acostume-se a ver a floresta toda e não apenas uma árvore de cada vez.

Para termos certeza que você entendeu isto. Clique aqui para colocar em prática o que acabou de aprender. Vale a pena fazer a atividade!

7 Comentários

  1. Olá Denilso!Muito obrigado por responder minha pergunta!E por dar dicas de como estudar.Aqui estão as frases:Spend money on something.Lend money to someone.Borrow money from someone/a bank.Invest mone in something.E ae acertei?Grande abraço!

  2. Olá Denilso! td bem?Me desculpe por postar aqui mas não encontrei ou lugar para enviar minha dúvida… me desculpe.Bom… eu queria saber sobre a expressão "Here you go!", usada muito em filmes quando pagam algo, entregam algo ou se despedem.Obrigado.Parabéns pelo blog… sem comentários… muito bom!

  3. Oi, Denilso!Então, continua valendo o óbvio, né? Olhar a regência daquele verbo EM INGLÊS, né? Entendi.Obrigada.Cristina

  4. Isto mesmo Cristina. Fica valendo o óbvio. Embora muitas vezes a maioria das pessoas precisam ser alertadas para este óbvio. Tem aluno que se desespera para saber quando usar a preposição "on" em inglês. Procuram saber a diferença entre "for" e "to". Desesperam-se!Esquecem de praticar a habilidade da observação! Não notam como as preposições são usadas com outros palavras. Isto pelo simples fato de estarem viciadas em mal-acostumadas a querer uma explicação 100% gramatical para tudo o que vêem.Infelizmente, o óbvio é ofuscado pela falta de observação.Take care…

  5. Bom eu gostaria que vocês me ajudem..Preciso fazer two sentences usando phrasal verbs ou expressoes usando Make e Do .. Origada!! Milla

  6. Olá, Denilso seu blog é realmente muto eficiente….mas eu tenho uma dúvida essas preposições vão ser as mesmas se no lugar de money eu usar outra palavra?

Botão Voltar ao topo