Fonética: os sons da língua inglesa

Essa não é bem uma dica de pronúncia como você talvez imagine. Mas, tenho certeza que você gostará do assunto. Afinal, ele está relacionado aos sons da língua inglesa. Portanto, se você curte fonética e quer saber mais sobre os sons da língua inglesa, continue lendo.

Se quiser, poderá ler também as dicas abaixo e continuar aprendendo mais:

Nesta dica quero falar sobre uma ferramenta gratuita que ajudará você a entender bem os sons da língua inglesa. Trata-se do site Phonetics: The sound of English, desenvolvido e mantido pelos departamentos de Línguas, Ciências da Comunicação e Tecnologia da Universidade de Iowa, Estados Unidos.

Clicando no link do parágrafo anterior, você já entrará direto na página voltada para os sons da língua inglesa. Você deverá ver algo como na imagem abaixo.

Os Sons da Lingua Inglesa

É nessa janelinha aí que tudo acontece. Claro que vai depender do seu nível de curiosidade ou plano de estudos. Os nomes dentro da janela são bem técnicos, afinal o site foi desenvolvido por linguistas e foneticistas. Mas, isso não vai impedir de você aprender os sons da língua inglesa. Afinal, estão todos aí. desde as vogais até as consoante e ditongos. Tudo!

A melhor coisa a fazer para entender o site é clicar onde dá para clicar e ver o que tem dentro de cada parte. Por exemplo, clicando na palavra VOICE, duas opções aparecerão: voiced e voiceless. Se você clicar em voiced, a janela ficará como na imagem a seguir:

Voiced Sounds in English

» Leia e ouça a dica: Pronúncia de -ed em inglês

Nessa janela, aparecem todos os sons da língua inglesa conhecidos como voiced. Aí, tudo o que você tem de fazer é clicar em um som que queira praticar. Digamos que a sua ideia seja praticar o som /m/. Então, clique nele e a janela abaixo abrirá.

The sound /m/

Na imagem, note que a marcação está no som /m/. Logo, esse é o som que será mostrado e praticado. No desenho é possível ver como o som /m/ é produzido em inglês. Para facilitar, tem um botão play, que ao ser clicado mostrará como o som é produzido. Caso você queira ver o som parte por parte, é só marca a opção “step-by-step description“. Na outra coluna, na que aparece o rosto de uma mulher, temos um vídeo para mostrar também como o som é produzido (basta clicar no play). Por fim, há três palavras com o som /m/ no começo, no meio e no fim de cada uma.

Tudo isso é repetido com cada um dos sons da língua inglesa. Portanto, você poderá sair clicando nos som que desejar e assim ir ficando com seu inglês na ponta da língua. O melhor é que isso está disponível gratuitamente e serve de ferramenta de estudos para qualquer um.

Uma dica para você aproveitar bem esse site é focar em apenas um ou dois sons por vez. Geralmente, as pessoas dizem “esse som eu sei” ou “esse é fácil” e vão logo para outros. No final, acabam se perdendo e não aprendem nada. Então, vá com calma! O site estará ali o tempo todo. O pessoal da universidade não tem o interesse de tirá-lo do ar tão cedo.

Não se preocupe com os termos técnicos usado. Procure focar nos sons que estão representados pelos símbolos usados no alfabeto fonético internacional. Isso ajudará você a encontrar o som que deseja. Enfim, o jeito é esmiuçar esse site e aproveitá-lo ao máximo.

Essa é a dica pessoal! Um site para ajudar você a aprender os sons da língua inglesa. Espero que tenham gostado! 😉

 

Etiquetas

25 Comentários

  1. Gostei desse website que vc indicou!Sempre que estou na net, faço questão de dar uma passadinha aqui para aprender mais um pouco.Gosto da lingua inglesa mas estou "cru" ainda.Passo horas tentando formar frases por conta própria mas temo que isso possa atrapalhar o meu aprendizado.Será que estou no caminho errado?

  2. thank you so much pela "dica" do website, estou com um pouco de dificuldade de pronunciar o with, mas com o vídeo deu pra entender que eu não estava pronunciando correte e estou indo no caminho certo, pois quero aprender a falar correto, não apenas escrever, que é importante tb, mas me admira quem pronuncia bem.uma palavra que vejo dificuldade também é thank you e a que eu acho simples mas que quase todo mundo erra é love. take care!

  3. Quais sao as musicas mais ouvidas, de qualidade POP, interessante para os alunos jovens de hoje em dia?

  4. Você não existe!Muito obrigada pelas dicas. Você não tem noção da ajuda que proporciona.Já está há tempos nos meus "favoritos".Thanks!

  5. ola…se puder eu queria a musica do bob marley em fonetica por favor!!!a musica eh essa aqui redemption songse puder me manda por email agradeço!!!corneteiro_69@hotmail.com

  6. Anônimo,Confesso que não entendi o que você quer! Você quer a música Redemption Song do Bob Marley escrita de acordo com o alfabeto fonético? Para isto é preciso ter instalado em seu computador as fontes/caracteres do IPA [International Phonetic Association]. Além disto é preciso também muito tempo e paciência para fazer, acho que é por isto que ninguém faz este tipo de coisa. A não ser na faculdade para que os alunos entendam os códigos fonéticos.Simplesmente, não ficou muito claro o que você quer! Caso queira ouvir a música sendo pronunciada, aí é só dar uma olhada no Youtube e ver como tudo ocorre!:D

  7. posso garantir que até hoje não havia encontrado um site tão explicativo como este muito obrigado pelo esforço na construção de um material como este.Now I can to study and to learn many things with this web site thanks for all and good luck for you and for us.Hugs.

  8. O site é muito interessante!!!muito obrigada por compartilhar seu conhecimento e dicas tão boas para todos!!

  9. Puxa! Adorei a dica! Tenho uma prova de fonética inglesa amanhã…esse site caiu do céu! rssr.Valeu!

  10. Como posso dar uuma aula explicativa sobre o som do /th/.Obrigaada!!

  11. puxa isso é demais só que eu queria mesmo era ver os símbolos fonéticos transcritos nesse site

  12. Olá, meu caro Denilso. Gostaria primeiramente de agradecê-lo pela indicação do website e parabenizá-lo pela brilhante idéia de criar um blog com dicas de inglês. Sou estudante de letras com habilitação em inglês da UFPB, estudo com o grande professor de fonética e fonologia José Ribamar de Castro, o qual tenho muita admiração. Leciono há quase 2 anos, mas sei que ainda há muito para aprender; então além de prestar bastante atenção nas aulas, procuro sempre novos meios de aprendizado e seu blog se tornou uma maneira bastante interessante e divertida. Estou me preparando para a prova do FCE e espero ter em breve experiência em algum país que tenha o inglês como língua materna. Mais uma vez, agradeço-o pela indicação e parabenizo-o pelo trabalho. AbraçosMaykson Andrade

  13. gostaria que vc me enviasse o endereço de um site que oriente a pronuncia do ingles britanico.O que vc indicou e otimo, mas minha professora prefere o britanico, pode…

  14. preciso fazer uma exercicio, tenho que escolher um som com este som devo escolher 12 palavras que rimem. escrever uma historia com 24 frases onde as intercaladas terminarão com as palavras que rimem. serão feitas 12 ilustrações, sendo uma para cada 2 frases.será feita, separadamende, apos a conclusão da historia, a classificação do som escolhido(lugar e modo de articulação a transcrição fonetica com analise de cada uma das 12 palavras com separação silabica, estrutura da silaba e justificativa da tonucidade. preciso de ajuda urgente. porfavor vc pode me ajudar?

  15. olá,preciso de um texto que tenham,pronomes pessoais do caso reto,pronomes pessoais do caso obliquo, adjetivos possessivos e pronomes possessivos.Onde posso encontrar.Pode me ajudar?

  16. olá Denilso de Lima.Tudo bom?Eu quera saber se o dicionário PASSWORD ENGLISH DICTIONARY FOR SPEAKERS OF PORTUGUESE do MARTINS FONTES usa a linguagem Britânica e se é um bom dicionário.Aguardo sua resposta mesmo que seja para dizer que nao conhece. Obrigada , Jéssica.

  17. Jéssica, tudo bem?Eu recomendo você a adquirir o Dicionário Escolar da Longman Português/Inglês/Português. O valor é praticamente o mesmo, mas a qualidade é muito superior e você terá as duas pronúncias sempre (americano e britânico).Take care!

  18. Estudei esse site há dois anos e hoje estou voltando a vê-lo para ajudar no meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Muito bom!!!!

  19. gostaria de saber se tem algum modo de baixar esse programa no pc
    obrigado marcelo

  20. Como eu faço o curso de Letras – espanhol, não tenho dificuldades em entender essas nomenclaturas da fonética do inglês. Já que em espanhol também existem os modos e os lugares de articulação. Usamos esse site, no caso, espanhol para praticarmos e entender a fonética do espanhol. Muito bom, recomendo a todos que sempre acessem, aqui seria inglês.

Botão Voltar ao topo