Aprendendo mais sobre “enjoy”

Enjoy” ocupa a posição de número 1563 no ranking das palavras mais usadas em inglês. Isto quer dizer que ela é uma palavra que você deve saber não só o significado mas também saber como usá-la bem.
O significado é simples. O sentido mais comum de “enjoy” é “gostar de“. Ou seja, é sinônimo de “like“. Mas “enjoy” geralmente é um gostar bem mais que “like“, para muitos. Veja alguns exemplos:

  • Did you enjoy the movie? (Você gostou do filme?)
  • I really enjoyed the party. (Eu gostei muito da festa)
  • We enjoy the company of womem. (Nós gostamos da compania das mulheres)

Note que “enjoy” acima pode ser substituído por “like” sem problemas. Porém, uma coisa curiosa tem de ser dito aqui: “enjoy” nunca é usado para dizer que se gosta de alguém. Ou seja, você não olha para alguém e diz “I enjoy you“. Isto simplesmente soa muito estranho! O certo mesmo é dizer “I like you” (mas nunca “I enjoy you“).

Outra coisa interessante sobre o uso de “enjoy” é que devemos, quando necessário, usar após ela um outro verbo com -ing. Veja,

  • She enjoys acting and entertaining… (ela gosta de atuar e divertir…)
  • I enjoy studying English. (Eu gosto de estudar inglês)
  • Do you enjoy reading magazines? (Você gosta de ler livros?)
Veja que os verbos após “enjoy” são grafados com “-ing”. Esta é uma das particularidades desta palavrinha aparentemente tão simples. Sempre observe como as palavras são usadas em um texto. Não observe apenas o seu sgnificado, mas veja como ela é usada e o que podemos aprender de interessante com ela.

Agora é sua vez de praticar! Use os cinco verbos a seguir com a palavra “enjoy” para criar sentenças reais para você. Por exemplo, “I don’t enjoy studying Mathematics”, “I enjoy surfing on the web”… Os verbos são: read (ler), study (estudar), work (trabalhar), watch (assistir), listen to (ouvir)

5 Comentários

  1. Denilson my friend,I loved this your class, always your post help me everyday.You're a perfect teacher you know rsrrrsrs. So Thank you so much about everything.God Bless Guy

  2. Teacher, Qual é a explicação para somente após alguns verbos, a exemplo de ENJOY, se usar ING FORM? Sempre aprendi que se deve usar ING FORM, todavia nunca me disseram por que. Abraços e obrigado pela contribuição que sempre vem nos dando.

  3. Hello Tradilson,Você sabe me dizer porque em português usamos o gerúndio após o verbo "viver"? Veja os exemplos abaixo,"Ele VIVE cometeNDO os mesmo erros""Eu VIVO procuraNDO o rumo certo na vida""Elas VIVEM correNDO atrás de pessoas famosas"Em todas elas temos o verbo "viver" seguido por um outro verbo no gerúndio, não é mesmo?Por quê? Qual a regra gramatical da língua portuguesa para que isto ocorra? Você já leu sobre isto em alguma gramática?O problema da maioria dos estudantes de língua inglesa é querer encontrar regras onde não tem. Alguns até tentam formukar regras. Uma perda de tempo!Apenas acostume-se com o fato de que após "enjoy" devemos usar um verbo com "-ing". Crie exemplos para fixar isto na memória.Não tem uma regra! Não existe uma explicação plausível! É assim e pronto!A partir do momento que os estudantes de inglês se acostumarem com o fato de que muitas coisas são do jeito que são é não têm regras começarão a aprender inglês mais rápido.Take care!

Botão Voltar ao topo