Leia em Inglês!

Você já deve estar cansado de ouvir que ler é a melhor maneira de melhorar o seu vocabulário. No entanto, muita gente tem dificuldades em ler em inglês. Conseqüentemente, não lêem absolutamente nada. Na esperança de ajudar, hoje você lerá aqui algumas dicas de como se dar bem ao ler um texto em inglês.

Em primeiro lugar, saiba que para se dar realmente bem, você deve se acostumar a ler. Ou seja, não basta ler de vez em quando; ler em inglês tem de se tornar uma atividade freqüente.Mas aí você vai reclamar da falta de tempo. Então saiba que:

1. ler entre um período de vinte a trinta minutos quatro vezes ou mais por semana é muito melhor do que ler durante 1 hora ininterrupta apenas 1 vez por semana. De vez em quando não resolve nada, é preciso criar o hábito.

2. Crie um arquivocaso você leia no computador -, ou uma pasta bem organizadacaso você imprima as notícias e acostume-se a reler os textos sempre que possível. Releia! Dê uma passada de olhos no texto apenas para reencontrar as palavras e expressões no texto.

Leia em Inglês3.Acompanhe uma notícia de seu interesse diariamente. Sabe aquelas notícias que tem repercussão mundial e que é comentada durante dias e mais dias? Então, leia-as! Fazendo isto, você estará se acostumando com determinado assunto bem como com as palavras e expressões utilizadas para falar sobre o tal assunto.

4. Leia notícias! Se você optar por um texto literário poderá encontrar dificuldades para interpretar o texto. Afinal, obras de literatura às vezes são complicadas até mesmo na nossa própria língua.

Uma coisa que eu gosto muito de fazer: ler notícias referentes ao Brasil. Isto porque eu sei sobre o que está sendo falado; assim, posso ir juntando os fatos e saber como o assunto está sendo apresentado em inglês.

Para finalizar, crie uma espécie de mini-dicionário para aquele tema! Conforme você for encontrando palavras e expressões para determinados assuntos, anote-as em um caderno ou folha de fichário e dê um título como “My Land Reform Dictionary” (Meu Dicionário sobre a Reforma Agrária) arquive este mini-dicionário com o seu arquivo de notícias.

Bom, creio que seguindo estas dicas e tornando a leitura de jornais uma rotina em sua vida, você notará como ler e entender textos em inglês se tornará muito mais fácil. No entanto, lembre-se que é preciso tornar a leitura em inglês em um hábito! Have a nice day and enjoy your reading.

14 Comentários

  1. Interessante, irei seguir seus conselhos. Novamente, obrigado pelas dicas.See ya

  2. O loco meu…rsrsrsrsrseu mal publiquei e tu já leu… tava só esperando, né?rsrsrsrsrsrs…tenha uma excelente semana Edson! Avise-me se melhorou ou não a sua habilidade de leitura seguindo estas dicas, ok?take care!

  3. oi, eu leio livros técnicos sobre informatica em ingles, por questão de qualidade. e fico até meio desacostumado a ler livros em portugues, eheheh.mas o vocabulario melhora muuuuitoflw

  4. Um erro que eu cometia quando comecei a estudar inglês e ler textos era de tentar fazer traudução simultânea, eu ia lendo o texto e mentalizando(akela voz interna que agente ouve quando está lendo) em português. Hoje leio em inglês e procuro entender sem ter que traduzir para o português. Depois disso que senti que minha leitura começou a ficar fluente, as vezes aprendo alguma coisa lendo (informática), e depois eu não lembro se aprendi akilo em inglês ou português.

  5. Denilso.Explique por favor. De preferencia com um POST.E quando a pessoa não sabe como pronunciar corretamente muitas palavras.A leitura sem saber como ler não pode causar mals hábitos?

  6. Denilso o meu nível é pré-intermediário ( Estas dicas servem para mim? ) pois eu tenho medo de ler e entender errado a pronuncia.No meu nível não seria melhor SPEAK UP em que a gente lê e ouve a pronumcia da palvra?

  7. Vi que as noticias são de 2007, será que ainda tem alguem lendo esta pagina?

  8. Pois é Anônimo, você leu um post de 2007, ano no qual foram publicadas 202 dicas. Já em 2008 foram publicadas 214. E até agora – Junho de 2009 – foram publicadas 140. Sendo que a última fois postada ontem 06.06.09 às 15:00. O tema: como dizer ovo de codorna em inglês. Ou seja, o blog continua vivo e ativo.:D

  9. Graças à Deus, você teve a ótima idéia de conservar todas as dicas aqui no site de forma tão bem organizada. Acredito que existam muitas pessoas vasculhando suas dicas como eu, não importa quanto tempo passe, suas dicas continuam fresquinhas, bem atuais (e estão me ensinando muito). Pena eu ter descoberto seu site somente agora em 2010!

  10. estou lendo isso em 2013, depois de 6 anos, parabéns pelo o site :), já aprendi muito aqui e com seus livros e dicas.

Botão Voltar ao topo