Collocations na Ponta da Língua!

À pedido do Alessandro postei lá no English Experts um texto falando sobre collocations. Assunto que já abordei anteriormente aqui neste blog e sobre o qual sempre falo com bastante carinho. Comecei a estudar sobre collocations – como aprendiz de inglês e como pesquisador – em 1999. E por causa deles entendi porque muita coisa em inglês se diz de um jeito e não de outro.Por exemplo, por que dizemos “make the bed” e não “do the bed”? Por que dizemos “outside chance” (chance remota) e não “remote chance”? Por que dizemos “beautiful girl” e não “beautiful boy”? Por que o certo é “handsome boy” e não “beautiful boy”? Enfim, por quê? Por quê? Meu Deus, por quê?

Simplesmente, porque as palavras se combinam com algumas e com outras não! Em português, combinamos “redondamente” com “enganado”. Mas, se “redondamente” significa “muito” neste caso, por que não podemos dizer “redondamente linda” ou “redondamente caro”? Por que dizemos “amadurecer uma idéia”, mas não podemos dizer “amadurecer uma sugestão”? Por que dizemos “chuva forte” mas não dizemos “chuva robusta”? Veja que isto não é privilégio só da língua inglesa! Acontece em todos os idiomas do mundo!

 Bom, caso queira saber como organizar os collocations que aprende ao longo do seu aprendizado de inglês, dê um pulinho no blog do Alessandro e veja a dica que dei lá. Dica tirada do meu livro “Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar seu vocabulário”. No livro você encontra muito mais idéias e muito mais exemplos de collocations! Algo que pode mudar e muito o modo como você encara o vocabulário da língua inglesa.

Só uma amostra de como seu inglês pode mudar e muito com collocations é o exemplo a seguir. Todo mundo sabe dizer “I love you” (diga ‘lãv’ e não ‘lóvi’, por favor). Mas esta simples sentença pode tomar rumos diferentes se você combiná-la com outras palavras:

I love you with all my heart
unconditionally
to distraction
very much
dearly

 Tudo isto para você que ama e muito a outra pessoa! Algo que pode apimentar um pouco mais a relação!

É isto pessoal! Boa leitura! Take care! See you tomorrow!

====================
Posts recomendados:

Um Comentário

Botão Voltar ao topo