Aprenda a Escutar em Inglês

Segue o primeiro listening do blog! O áudio apresentado aqui é bem básico! Você vai ouvir o diálogo entre duas pessoas (Robert Chartrand e Bill Pellowe).

Aconselho você primeiro ouvir o diálogo. Você irá ouvi-lo duas vezes: a primeira é um pouco rápida, já a segunda será mais lenta – muito lenta mesma. Procura identificar algumas palavras e expressões que você conheça! Não se desespere! O negócio é entender algumas coisas! Com calma e paciência! Nada de afobação!

Depois que você ouvir o diálogo falado lentamente, pare! Se quiser volte e escute novamente! Faça isto quantas vezes quiser! Quanto mais você ouvir, mais detalhes você identificará!

Bom, para ouvir o áudio clique aqui!

Depois que você APENAS ouvir o diálogo – quantas vezes quiser – leia o script que segue:

B: Hi Robert! What’s up?
R: I’m going to the U.S. next week.
B: Oh, really? I didn’t know that. Where are you going?
R: I’m going to Tampa.
B: Where’s that?
R: In Florida.
B: What are you going to do there?
R: I’m going to visit my family. My grandmother lives there.
B: That sounds nice. When are you leaving?
R: On Saturday March 11th.
B: How long are you staying?
R: A couple of weeks.

Escute o diálogo mais algumas vezes, agora lendo acompanhando o script! Depois que fizer isto com o texto todo! Foque sua atenção às seguintes expressões – às expressões e não às palavras:

What’s up? (como vai? como cê tá? E aí? – bem informal está expressão!)
I’m going to… next week. (vou para… semana que vem)
Oh, really? (É mesmo? Verdade? Do vera? Do rocha? Sério? E é? – significa tudo isto!)
I didn’t know that. (Eu num sabia disso)
Where are you going? (Onde cê vai?)
Where’s that? (Onde fica isso? Onde é isso?)
What are you going to do…? (Que qui cê vai fazê?)
That sounds nice! (Parece legal!)
How long are you staying? (quanto tempo cê vai ficá?)

Lembre-se de prestar atenção somente a estas expressões e a nenhuma outra mais! Só nestas! Repita-as quando o cara falar e você ouvir! Se quiser pode até falar junto com o camarada! Enquanto ele fala você fala junto em voz alta! No começa dá uma certa bagunça, mas depois você vai conseguindo sincronizar sua voz com a dele! Veja que ele fala “gonna” ao invés de “going to“. Procure notar outras coisas interessantes no modo como eles falam! Deixe a ansiedade de lado e veja o que acontece!

Muito bem! E agora o que fazemos!? Nada demais! Apenas escute o diálogo mais uma vez sem ler o script! Apenas escute! Ao escutar visualize as palavras, as expressões que você deve focar sua atenção! Escute quantas vezes quiser! Nada de preguiça! Faça isto para seu próprio bem!

Pronto! Se você seguiu as instruções e dicas dadas até aqui você já deve ter ficado craque em ouvir este diálogo! Ele é simples é básico mesmo! Mas o que é que você quer? Ouvir uma entrevista da Madonna com o Larry King na CNN? Calma que você chega lá! É do básico que se começa!

No final do arquivo que você abriu, há uma atividade de repetição! O cara fala para você ficar repetindo. Os textos são estes:
Where are you going?
To Rock Island.
Where’s that?
In Illinois.
When are you leaving?
On Monday February 2nd.
How long are you staying?
For a month.
Where are you going?
To Abbotsford.
Where’s that?
In British Columbia, Canada.
When are you leaving?
On Thursday November 1st.
How long are you staying?
For four years.

Já no final mesmo ele faz perguntas para você responder! Seja criativo invente! Minta! Neste caso é por uma boa causa e você não está aprontando com ninguém! Veja como você se sai, o roteiro é este:

Where are you going?
…………….
Where’s that?
…………….
When are you leaving?
…………….
How long are you staying there?
…………….

Depois desta simples aula de listening! Deixe um comentário aí para eu saber como você se saiu! Não me decepcione! Quero mesmo saber! VUma última dica: anote as expressões que você deve focar em vários papéis e espalhe-os por sua casa! Toda vez que vê-los repita as expressões para fixá-las na memória!

Texto e aúdio tirados do http://www.eltpodcast.com

27 Comentários

  1. Muito bom poder treinar o listening aqui também! Ótima idéia!Denilso, de onde é o sotaque das pessoas do dialogo? Eles tem uma pronuncia fácil de entender.. queria que todos falassem assim =PMas enfim, PARABENS e OBRIGADO!

  2. Hello Denilso,Eu pensei que não iria me sair bem nessa, mas eu consegui enterder uns 95% do diálogo logo de cara. Agora me animei muito para praticar mais o listening.Ahh, o seu Blog tá demais, eu acompanho ele desde o início e já aprendi muitas coisas aqui, continue com esse trabalho maravilhoso.Take care and have a nice weekend you too.

  3. Hi Denilso, achei muito legal o seu blog! e ainda mais as várias dicas, já adicionei nos meus favoritos. t+++ =D

  4. Muito legal.Adorei o post, espero novos posts com audio para poder melhorar meu listening and pronunciation.Continue assim.Noss ajudando sempre.Um abraço.Marcos Rogerio

  5. Denilso, super legal a sua iniciativa de colocar um listening no blog!Super básico e ótimo pra ir treinando os ouvindos de quem tem um pouco de dificuldade!Sempre inovando, hein?Parabéns!

  6. I like very much!Muito boa essas lições, fica um diferencial a mais do que nos outros blogs..

  7. Oi Denilson!!! Estou adorando o seu blog e me tornando uma leitora assídua das suas informações. Obrigada! o/ Esta me sendo de grande ajuda.Bom! Neste listening, da primeira vez que escutei consegui distinguir o assunto. Na segunda vez ficou ainda mais claro as informações. Logo em seguida ao ver o texto tive a sensação de que não estou assim tão no nível básico, isso foi muito bom! Talvez eu esteja finalmente aprendendo, graças a tua ajuda… ;DBjão

  8. Wow!!! You are great!!!Thank you so much!=)Muito obrigada por essas aulas aqui! Elas sao realmente otimas!!!Tem me ajudado bastante!Seu material de aula e a didatica sao maravilhosos! Voce eh 100!Pretendo continuar acompanhando!Tudo de bom!!!!!!!!!!!!!!

  9. Hi…Denilso !!!Muito Obrigada por este blog. Sou uma estudante de 59 anos…Professora aposentada…que sempre gostei de Inglês e não tive a oportunidade de aprender o idioma. Agora faço um Curso com um Grupo da Melhor Idade. Sinto um pouco de dificuldade de memorização, mas com as suas dicas está sendo muito mais fácil.Que Deus continue Iluminando a sua vida.ObrigadaUm Abraço

  10. thank you very much…oi eu tenho 19 anos e faço curso de ingles a 1 ano e meio…esse exercicio me fez ver que eu não sou tão ruim em ingles como eu pensava,pois entendi 97% do listening…muito obrigada seu blog é sem duvida o melhor dos que eu ja vi sobre como aprender ingles….

  11. Olá, Denilson!Gostaria de lhe dizer que seu blog é muito mais que um simples"bom", é excelente. Aprendi muitas coisas com suas dicas. Gostaria de te fazer duas perguntas, se me permite.1°- Pq em muitos casos, quando estou escutando um texto em Inglês, dá impressão de que o americano engole muitas letras pra falar?2°- Pq música é mais fácil de se entender do que um filme ou um seriado(pelo menos em meu caso)? Grato pela atenção!

  12. Denilso, resolvi tragar este exelente exercício de listenig (e só passar p/outro depois q dominá-lo 100%). Estou ainda na parte inicial; e percebi q o cérebro é exigido quando me coloco no lugar do Robert p/responder – e vejo q o listenig verdadeiro é por aí -, pois, comigo, tá funcionando assim. [ ]'s and good luck.

  13. amigo parabens,ouvir o audio e entendi tudinho, muito massa. abraços. keep going on!!!

  14. To Great-BritainOn east of the EuropeIn the Saturday 12thOne year.

  15. Obrigada novamente Denilso. Vc como sempre supera minhas expectativas e ajuda-me imenso.

  16. achei muito legal e direto……..e so praticar todos os dias…..então as medalhas so chega para quem pratica todo dia….Parabens!!!!!!!!!!!!!!!. valeu de verdade

  17. Olá Denilso!
    Muito legal essas dicas, estou nesta caminhada de aprender inglês sozinha, moro no Oriente Médio e volta e meia me deparo com o inglês indiano..rsrs, que nem parece o mesmo inglês que estudo, os podcasts tem sido de grande ajuda, obrigada!
    Uma sugestão de uma leitora assídua do blog, será que poderiam colocar mini histórias e depois perguntas no final tipo esse que tá aqui?Só uma sugetsão mesmo, pois o blog está maravilhoso da até vergonha de sugerir algo, sabendo que já é de grande valor o que você tem disponibilizado!
    Deus o abençoe e ilumine!

    1. Weber, creio que vídeos curtos do Youtube, sites de podcasts e outros do tipo sejam o local ideal para encontrar exatamente o que você procura. Vou pensar em algo aqui e publico mais a respeito. 😉

  18. Denilso,
    Amei!
    Simples, claro, objetivo!
    Muito sucesso prá você!!!
    GG

Botão Voltar ao topo