Por que aprender collocations?

Ontem falei sobre collocations: uma forma diferente e muito mais dinâmica para aprender inglês. Por ser algo que exige observação algumas pessoas podem achar que collocations tornam o aprendizado da língua muito mais difícil. Porém, seu inglês vai na verdade ficar mais fluente mais prático; afinal, sua memória vai saber que palavras usar com determinada palavra. Evitando assim combinações improváveis e nada naturais na língua.

Por exemplo, você pode dizer algo como:

There’s is a door in the room.
(Tem uma porta no quarto.)

Não há o menor problema em dizer isto. Mas se você estiver acostumado com as palavras que se combinam com a palavra porta, você poderá dizer algo a mais,

There’s a huge sliding door in the room.
(Tem uma porta de correr enorme no quarto.)

Uma das vantagens de aprender collocations – combinações corretas e freqüentes de palavras – é justamente a de poder sempre dizer algo a mais. Assim, você estará desenvolvendo FLUÊNCIAe de quebra vai começar a entender melhor quando ouvir um gringo falando. Afinal, eles sempre dizem algo a mais a respeito das coisas.

Uma segunda vantagem foi mencionada no artigo anterior: evita-se o perigo de traduzir tudo palavra por palavra e cometer os mais absurdos ‘erros’. Erros que podem ser evitados se você tiver um bom conhecimento sobre palavras que se combinam.

Tive uma aluna certa vez que escreveu o seguinte:

The union is organizing a strike that is going to happen in the entire country.

Não há absolutamente nada de errado nesta sentença. Um gringo certamente entenderia o que minha aluna estava querendo dizer. Porém, caso ela, desde cedo, tivesse se acostumado com a idéia de collocations ela poderia ter simplificado e dizer uma das quatro opções:

  • The union is organizing a national strike.
  • The union is organizing a nationwide strike.
  • The union is calling a national strike.
  • The union is calling a nationwide strike.

Ela teria simplesmente economizado tinta de caneta. Sua sentença teria sido muito mais natural e objetiva – ela teria escrito nada tão longo. Tudo graças às combinações de palavras, ou seja, collocations!

Há alguns dias atrás escrevi um artigo no qual apresentei algumas collocations com a palavra “information“. O que fiz foi apresentar a sociedade que a palavra “information” tem com outras palavras. Por esta razão o título do artigo é Information Society.

Espero que você tenha compreendido um pouco mais sobre collocations. Espero que tenha ficado bem claro que o modo como as palavras combinam são formas simplesmente fantásticas de nos ajudar a saber usar as palavras corretamente. Collocations nos ajuda a fala/escrever com mais naturalidade e fluência: o sonho de todo mundo que estuda inglês.

See you! Take care!

4 Comentários

  1. You're the best!!!!!!!:**********************I loved your explanation!!!!!Have a great Carnival!!!! Carol 🙂

  2. Hello Denilson! Sou estudante de Inglês a quase 3 anos,e meu professor é um autêntico defensor do uso das Collocations como um excelente recurso pra se aprender uma língua de forma natural,já que as palavras não existem isoladamente.Confesso que é muito bom estudar dessa maneira.Vou comprar seu livro,vc é excelente mesmo.Parabéns!!!!

  3. eu estudei inglês por dois anos eu creio eu q boa parte do tempo destes 2 anos eu ja tinha me desanimado do inglês por causa da Gramatica até parei de estudar o inglês. Agora eu estou prestes a faser intercambio e acho que você é muito bom nisso que faz…meus parabens

  4. Olá Denilso!Estudo inglês há 5 anos e nunca tinha ouvido falar desses tais collocations. Agora, percebo que com o tempo, eles são naturalmente introduzidos no nosso falar, mas confesso que se eu tivesse visto isso desde o começo do curso, teria sido muito mais fácil!Valeu pela dica, estou ensinando o básico para a minha irmã e isso nos ajudará muito!

Botão Voltar ao topo