Como avaliar um curso de inglês?

Em qual escola de inglês você deve estudar? São tantas as opções! Algumas escolas são gigantes nos mercado, outras são pequenas e buscam conquistar seu espaço. No entanto, o serviço oferecido por todas elas continua sendo o mesmo: ensino de inglês (ou outra língua: alemão, espanhol, francês, italiano, chinês, japonês, etc). E aí!? Qual delas é a melhor!? Como avaliar um curso de inglês para você ou seu filho!?

Seguem abaixo algumas dicas para ajudar você a escolher um curso de inglês. Lembre-se que essa história de a melhor escola de inglês não existe. O que existe é uma escola de inglês que agrada você e na qual você deposita sua confiança (e seu dinheiro) para atingir seus objetivos.

PROFESSORES

Procure conversar com alguns professores da escola. Não importa se ele morou nos Estados Unidos por tantos anos ou se fez curso na Inglaterra. Afinal, você mora no Brasil há muito tempo e nem por isto é professor de língua portuguesa, não é verdade? Informe-se sobre a graduação dele. Ou se ele já fez algum exame de proficiência em inglês. Procure saber qual o nível de envolvimento do professor sobre sua categoria profissional. Isto pode mostrar o grau de comprometimento dele com a Profissão! Veja também se a escola incentiva seus professores a buscar conhecimentos além daqueles oferecidos pela franquia e se demonstram interesse em ver seus professores comprometidos com a profissão que escolheram. As escolas terão melhores professores se você souber exigir o melhor.

METODOLOGIA

No Brasil as escolas dizem ter metodologias modernas e avançadas. Mas, saiba que no fundo é tudo a mesma coisa. O que muda é o livro que eles usam. Ah! Falando em livro, saiba que livro não é metodologia. Livro é apenas um instrumento para que o método da escola funcione. Como você não é especialista no assunto, minha dica é que você opte por uma escola que atenda as suas necessidades e na qual você se sinta à vontade com o estilo de ensino. Geralmente, o seu estilo de aprendizado se encaixará perfeitamente bem com o estilo de ensino de alguma escola.

QUANTIDADE DE ALUNOS EM SALA

O ideal é que a sala tenha entre 10 a 15 alunos. Mais de quinze é bagunça na certa! O professor não dá conta de ajudar vinte alunos ao mesmo tempo. Lembre-se estamos falando de aprender outra língua e não uma disciplina escolar. Se você quiser aprender apenas a gramática da língua inglesa, então tudo bem – neste caso pode haver quantos alunos a sala comportar. Porém, se o objetivo é falar inglês, então exija no contrato que a turma tenha apenas entre dez a quinze alunos.

O CONTEÚDO A SER ENSINADO

O conteúdo do curso não pode ser baseado apenas em gramática e listas de palavras. Eu acredito que todo curso de inglês voltado para fins comunicativos deva ter seu conteúdo baseado em situações. Ou seja, situações do a dia, coisas como trabalho, pedir informações, fazer compras, ir a um restaurante, participar de uma reunião, fazer check-in em um hotel, etc. Aqui vale a pena você fazer uma lista do que você quer aprender. Em outras palavras, estabeleça seus objetivos e necessidade e veja se o conteúdo oferecido pela escola atende suas expectativas.

TEMPO DE CURSO

Em um ano o aluno deve ser capaz de se comunicar nas situações mais essenciais da vida – restaurante, hotel, aeroporto, lojas, ruas, etc. Um ano e meio é o máximo tolerável para você aprender essas coisas. Se em dois anos você ainda não estiver se virando nas situações mais corriqueiras pode ser que tenha algo de errado. Para atingir o nível avançado o tempo médio é de dois anos e meio a três anos. Tem escola cujo curso completo dura oito anos. O ideal é que a escola prepare seus alunos para aprender inglês por conta própria depois de algum tempo. O problema é que o aluno deve estar motivado a isto, caso contrário ele poderá estudar inglês a vida toda e nunca se sentir um falante competente.

JUNTANDO TUDO

No geral, o importante é juntar todos os pontos acima. Assim, você poderá ter um retrato mais fiel do que é oferecido. Contudo, nem sempre isto será possível. Então opte pelos pontos que sejam importantes para você. Exija sempre o melhor! Não se contente com menos!

Não se iluda com o fato de a escola ser maravilhosa por fora. Não se preocupe muito com o status. A não ser que você tenha dinheiro para jogar fora durante muito tempo. Neste caso recomendo que você coloque este dinheiro em uma poupança e no futuro faça um intercâmbio.

Volto a repetir, exija sempre o melhor no que se refere à sua educação e à de seus filhos. Aprender inglês, ou qualquer outra língua, é algo sério. A seriedade, portanto, deverá partir de você. Desta forma, as escolas se sentirão pressionadas a serem cada vez melhor em todos os quesitos, não apenas na fachada.

31 Comentários

  1. Bom…Agora eu fiquei com medo!!!!rsrs…Pois estou quase pra fechar um curso de inglês intensivo no mês de janeiro.O inglês que eles ensinam é o inglês britânico, vi o material (importado da Inglaterra)e parece ser legal e tals a professora é da Inglaterra,o preço ta bem baixo do que as escolas de "fama", e o prédio não tem nada de diferente na recepção só tem uma mesinha e só nada de multimídia.rsrsrsrsrsVou pesquisar sobre essa escola…Vlw ótimo post!!!!

  2. Eu confesso que não gostei deste artigo, pois a dúvida persiste. O que precisamos na verdade é de saber o nome das escolas que preenchem pelo menos a maioria dos requisitos postados acima. Não adianta me dizer que a escola deve ser assim e assado, pois não tenho como saber se a escola é assim ou assado, sem me matricular e passar um bom tempo por lá. Eu pro exemplo passei pela CCAA e pela Wizard e nenhuma das duas atenderam minhas espectativas. Pois bem, a pergunta que não quer se calar continua: Qual é o NOME das melhores escolas de inglês da atualidade. Não estou perguntando quais as características das melhores escolas e sim QUAL É O NOME. Por exemplo: Cultura Inglesa, CNA e etc. João Bovolini

  3. Olá!Adorei este artigo , creio que ele tenha abordado e deixado claro muitas questões ainda sub-entendidas à alguns estudantes… entretando , não concordo em uma coisa , como professor de inglês e de português p/ estrangeiros eu acho q gramática pode cumprir um importante papel se o aluno sabe como usá-la, claro que não é possivel ensinar a gramática toda de uma língua , em apenas 8 anos , contudo , creio que como falantes não- nativos , possuimos um conhecimento gramatical ainda mais elevado do que os nativos , é necessário sim que se aprenda gramatica , é uma forma de se falar corretamente e usar bem a estrutura da sentença !Além de propocionar uma fluencia verbal mais rapidamente

  4. Se você está procurando uma escola de inglês, não procure a Wizard nem a tal Alps (antiga Wisdom), não queira ser um robô…

  5. Desculpa, mas não gostei do artigo , ainda continuo em duvida. Afina qual escola é a melhor, a pergunta é clara, queria uma resposta objetiva CALLAN OU CNA.

  6. Não gostei do artigo,não esclareceu minha duvida. Quero saber qual é a melhor escola, a pergunta é clara , quero uma resposta objetiva…Callan ou CNA.

  7. Caro Denilso, adorei o artigo, realmente bem abrangente. Já estudei em duas instituições, a primeira muito famosa por sua franquia atingir quase todas as grandes cidades do país, mas por mais que eu me esforçasse, depois de um ano e meio, quase não conseguia ler um texto simples. Depois comecei a estudar em uma "escola de bairro", por assim dizer. Era uma escolinha que foi montada nos fundos de uma casa, e a dona morava na frente, as turmas eram muito reduzidas (a minha turma tinha apenas seis alunos), acho também por causa do tamanho da sala, que não deveria caber mais do que dez pessoas, mas em seis meses, devido a didática da professora ser muito diferente do que eu havia visto, já me virava muito bem, tanto na leitura quanto na fala, o meu problema ainda é a escrita, mas isto já estamos resolvendo.Realmente acho que o que faz a diferença é o professor e não a escola, nomes de escolas, como os colegas estão pedindo nos comentários, não vão adiantar de nada. Em uma cidade o Wisdow é melhor, em outra ele é horrível, e assim é com todas as franquias. Tudo depende do professor que estará na frente da turma. O meu tempo numa escola de nome não foi proveitoso, apesar de ser tudo muito lindo, já o meu tempo na escolinha de fundo de quintal foi muito bem aproveitado, apesar da estrutura deixar a desejar um pouco.

  8. OI Denilso,como vai?Estou começando a te conhecer,tenho lido seus email,seus artigos… Cara voce é ótimo!Acho incrivel como voce consegue esplicar tudo nos minimos detalhes e agente nem percebe o quanto já leu !Escreva livros com temas bem legais e atuais,ou romanticos,sei lá.O que voce quizer!Vai virar best… como é que é mesmo? kkkkkJá sou sua fã de carteirinha.Adorei as dicas,estou pesquisando escolas de ingles e suas dicas … Nossa! Vão me ajudar muito!Meu marido,meus dois filhos que já são adolescentes e eu,porque gosto estamos desejosos de aprender falar ingles.Como moro na Bahia e não tem como sermos seus alunos,já me dou por felizarda em conhece lo pela net.Muito obrigada por sua disposição em nos ajudar.Valeu!!!

  9. Olá,Denilso.seu artigo, deixa no minimo as pessoas mais atentas, realmente ja circulei por algumas escolas, e nâo aguentei ficar em nenhuma, são entragaveis..burras,métodos arcaicos. sempre a mesma coisas.te vendem o material, e as coisas ficam ^NA MESMA chatise. para resover ,estou juntando uma grana , e vou estudaronde se fala a lingua que quéro aprender, convivendo o dia a dia com os locais, na vez de ficar pagando mensssalidadees aqui, com a mesma grana pago la fora e aproveito para viver a cultura do lugar.ontem mesmo fui visitar a CNA.e é tudo a mesma M., DEMAIS OBRIGADO POR SUAS DICAS.

  10. Amigo Denilso vou lhe confessar uma coisa: foi a melhor dica que já vi até hoje, sempre soava dentro de mim a mesma pergunta dos amigos: Qual a melhor escola de inglês? Sou um apaixonado por idiomas, e desde 1990, venho tentando de alguma forma ter o domínio pelo menos em dois idiomas: inglês e espanhol. Já passei por algumas escolas, e acontece que a propaganda é uma coisa, mas quando você começa os estudo é outra. E nisso eu acabava desistindo dos estudos. Só que agora não tem mais jeito, eu trabalho com TI e tenho que aprender de verdade, com 100% de fluência, pois pretendo participar de Conferências e Workshops de TI em outros países. Sei que estas dicas aí vão me ajudar a definir a MELHOR ESCOLA. Um forte abraço, e muito obrigado por tudo. Valeu!

  11. Humildemente pergunto-lhe se o Senhor tem ou não uma escola de inglês não pude entender pois ficou um tanto quanto ambiguo…Se o Senhor realmente tiver me mattricularei imediatamente… Agradeço desde já.

  12. Muito, muito bom o post Denilso!Bem escolhido para o seu blog :)é muito bom ver que ainda tem professores que se dedicam e acima de tudo se preocupam com o aprendizazdo dos alunos.Adoro seu blog, sempre com dicas MUITO BOAS, e com muita clareza, não estudo em nenhuma escola de idiomas, pelo alto custo e a não tão boa qualificação da escola, na verdade só se aprende uma língua nova bem por conta própria. e é o que eu faço, estudo por conta própria, com livros, lendo revistas, sites, estando em contato com a língua.Continue com esta iniciativa do seu blog, esta funcionando muito bem.Take care!

  13. Hello, DenilsonPrimeiramente gostaria de deixar os meus parabéns pelo seu excelente site e pergunta-lo se a englishtown atende as expectativas de ensino na língua Inglesa para alunos que estão iniciando e precisam adquirir fluência para usa-la no trabalho. Congratulations!!!Obs.:Pretendo adquirir em breve o seu livro "Inglês na ponta da língua".

  14. É Denilso….achei bem interessante o texto mas, na minha opinião, o mais importante mesmo é o própio aluno, este sim, é de verdade o mais responsável. Tenho 67 anos e luto com todas as dificuldades para aprender Ingles: leio, me esforço o máximo para entender as músicas(àh coisa difícil!), quando vejo um filme tento de todas as maneiras entender o que eles falam, leio todos os dias as suas dicas e vou por aí a fora…. tentando, tentando….Agora vou te dizer uma coisa: Não vou desistir nunca!!!!Afinal, na minha idade,(67) estou correndo contra o tempo, não é? Se todos aqueles que querem mesmo aprender Ingles tem que trabalhar, principalmente, por conta própia. Um grande abraço. Maria Helena Lopes.

  15. Cursos Intensivos de Inglês dão algum resultado?! Estou pra fechar um contrato com a Cory Intensive English School aqui em Belo Horizonte, os módulos duram 1 ou 2 meses (depende dos dias que você fará as aulas) mas são no total 3horas/semana. Eles prometem fluência em 1 ano e meio. Será que realmente posso confiar nisso?Rafael

  16. É óbvio que generalizações são bobas…mas não há uma escola mais confiável que você conheça? NOMES!!! heheSe é que ainda acessa este blog…rs

  17. Muito interessante de se observar a data em que esta matéria, e este assunto ainda hoje é muito atual.O problema que aflige aos cursos de idiomas aflige também outras áreas como faculdades, curso de computação e por aí a fora.O ideal mesmo será quando uma boa escola tiver o melhor professor, ou a melhor escola tiver um bom professor. Agradeço o empenho que vem dedicando a este idioma desde longa data e continua com o mesmo apreço. parabéns! Adnilson – Sorocaba

  18. Michael Jacobs, inglês radicado no Brasile autor do livro "Como não aprender inglês",diz que o brasileiro entra numa sala de aula, cruza os braçose é como se dissesse: ""Aprenda-me" inglês"(em vez de "ensina-me").Ou seja, nunca vai à luta por conta própria.A semana tem 168 horas e todos acham que aprenderão em apenas uma a três horas por semana.Não há escola ou professor capazes de operar este milagre.Moira Moreira

  19. Sinceramente, acredito que nenhuma escola de inglês ensina de verdade no Brasil! Acabei de retornar de um intercâmbio que fiz em Liverpool (escolhi essa cidade por ter pouquíssimos brasileiros e por ser de baixo custo. Adorei!) e aprendi em apenas 1 mês coisas que não aprendi em mais de 2 anos de estudos nas escolas brasileiras. Portanto, se você quer mesmo aprender inglês, o melhor a fazer é parar de pagar caro em cursos que não resolvem, guardar seu rico dinheirinho e fazer um intercâmbio, afinal, com os nativos, ou você aprende, ou você aprende! Não tem escapatória!Good Luck!

  20. Olá Denilso, esta página é excelente! Vc está de parabens!Eu queria perguntar se vocês podem ou têm a capacidade de avaliar o curso da Urgent English que agora é chamada Ever. Você pode achar no Youtube digitando urgentenglishEsse curso está no mercado desde 2002 e todo aluno que eu saiba virou fluente com certa rapidez. Na minha opinião, é o curso que todo brasileiro procura fazer. É realmente surpreendente. O dono passou 7 ou 8 anos trabalhando com alunos brasileiros de todo tipo. Desde adolescentes pobres até profissionais renomados. Dessa forma, ele criou um método inusitado para brasileiros. Eu fiz o curso e fiquei deslumbrada com a metodologia. Como a internet é lugar de muito mito e mentiras, gostaria muito que você entrasse em contato com eles, e avalie o trabalho. Ou se você preferir, falo para o Joseph entrar em contato com você?Acho que todo brasileiro deveria conhecer esse curso por ser tão eficiente.Grata,Ana

  21. Li todos os comentários e gostaria de fazer duas observações. Primeiro, por mais que o Denilson saiba os nomes das melhores e das piores escolas de inglês, ele jamais poderá escrever aqui, pois pode acabar tomando um processo por calúnia e difamação.Segundo, nem todo mundo pode fazer intercâmbio. Minha filha tem 3 anos, e eu não pretendo mandá-la para Londres nessa idade, portanto o jeito é os pais saberem ao menos um pouco para acompanharem o aprendizado do filho e perceberem se ele está progredindo ou não.Abraços.Mariana

  22. Boa tarde Denilson, gostaria de saber qual método/escola é melhor.Fisk, CCAA, Aliança Inglesa ou All. Por favor, me responda. Obrigado.

  23. achei o artigo bem interessante. Lí alguns comentários do tipo "ainda fiquei em dúvida, quero respostas claras, quero o nome da melhor escola, CNA, Wizard ou CCAA" o negócio minha gente, é que não existe isso de "me dê o nome da melhor escola" tendo em vista que todas as redes de idioma do país funcionam com franquias, logo, como um exemplo, a Wizard de Varginha pode ser a melhor da cidade, ter os melhores professores, a melhor estrutura, o melhor material, os alunos mais satisfeitos e fluentes, mas a Wizard de Pindamonhangaba é uma completa porcaria, isso é muito subjetivo. O que realmente devemos fazer é essa análise da escola em todos os aspectos, na medida do possível, assim como sugeriu o artigo.

  24. Olá Valmir, tudo bem?Infelizmente, não tenho como avaliar a Up Time. Não conheço pessoas que trabalharam ou estudaram nela. Também nunca tive a oportunidade de avaliar o material deles.Portanto, vamos esperar que alguém possa responder sua pergunta. Denilso de Lima.Curta o Inglês na Ponta da Língua no Facebook

  25. Valmir Ferreira Matriculei-me em um curso da Up Time inclusive já paguei o curso, no entanto tranquei o curso pra procurar outro que me de melhores resultados e depois tento utilizar o curso deles como base pra saber se estou num bom nível. O curso deles utiliza a metodologia de PNL memorização por mnemônica e neurolinguistica, material muito bonito pede 30min do seu dia pra preparação, mas conversando com algumas pessoas esse é um método que a pessoa decora algumas coisas pré definas, agora estou entre a escola de ensino tradicional Wizard ou a “You Move” que usa o método “multilevel classes”, ainda estou avaliando e procurando o melhor vamos ver … Abrass

  26. Olá Pessoal,Mais uma vez repito a informação de que não indico escolas de idiomas. Portanto, as perguntas feitas acima pedindo para eu opinar entre a escola A e a escola B continuarão sem resposta.Eu – Denilso – acredito que a decisão final cabe sempre ao cliente/aluno. Para isso, é preciso levar alguns fatores em consideração. Fatores estes descritos no texto acima e em vários outros aqui no blog. A escolha de uma escola de idiomas é como a escolha de um computador novo, de uma geladeira nova, de um carro novo, etc. Ou seja, cabe a cada pessoa identificar qual escola se adequa às suas necessidades.Att.,Denilso de LimaCurta nossa fanpage no Facebook

Botão Voltar ao topo